Você já conhece as principais funcionalidades do endpoint protection? Quais as diferenças em relação ao antivírus comum? Como se aplicam a sua necessidade?
Você provavelmente já leu muito sobre antivírus pagos, entre eles, sistemas de endpoint protection. Contudo, que funcionalidades do endpoint protection o tornam diferente de outros softwares de antívirus? É o que veremos a seguir.
Basta compararmos as funcionalidades do endpoint protection com as de antivírus comuns nos sites dos próprios fabricantes, como Sophos, Symantec e outros. Se pegarmos, por exemplo, o descritivo do Sophos Endpoint Protection, temos várias funcionalidades que não aparecem em suites gratuitos ou comuns de antivírus:
- Políticas com foco em tipos de dispositivo
- Gestão de recursos na nuvem
- Políticas com foco em tipos de usuários
- Controle de dispositivos e acessos
- Prevenção de perda de dados (DLP)
- Controle de aplicações
- Filtros web baseados em categorias
- Sincronização de políticas de segurança em rede
- Detecção e tratamento de ameaças e malware
- Análise de padrões de acesso e requisições
- IPS
- Firewall de rede
Política de DLP
O DLP é uma política de prevenção de perda de dados, uma das funcionalidades do endpoint protection que o destacam em relação ao antivírus comum. Esse tipo de diretriz permite uma série de vantagens a administradores de redes mais complexas, em relação à segurança:
- Identificar informações confidenciais e sensíveis em vários locais e protegê-las com prioridade
- Impedir o compartilhamento acidental dessas informações
- Monitorar e proteger informações confidenciais em uso constante
- Auxiliar usuários no compliance em relação às políticas de DLP
- Exibir relatórios constantes e em tempo real sobre as informações mais sensíveis e confidenciais, e níveis de exposição e risco
- Proteção à transferência de arquivos por unidades externas
As políticas de DLP contêm regras e diretrizes que estabelecem condições para que um conteúdo seja admitido em uma rede. Além disso, determina ações que são realizadas de forma automática de acordo com a obediência ou não a essas regras.
O data loss prevention em softwares de endpoint protection ainda permite uma proteção avançada a dados que possuam propriedade intelectual. A identificação de roubo e furto de dados, dentro e fora da rede, se torna mais clara e simples.
Gestão na nuvem
É impossível, nos dias de hoje, realizar um bom trabalho em segurança da informação sem um bom acesso remoto. A gestão de recursos na nuvem é uma das principais funcionalidades do endpoint protection, em linha com os maiores e mais modernos softwares da atualidade.
Os responsáveis pela segurança em redes corporativas podem, assim, ter pleno acesso às diretrizes de segurança. A necessidade de deslocamento, por vezes, pode gerar atrasos que comprometem a segurança de sistemas inteiros. Com suites de endpoint protection atuais, engenheiros e técnicos podem monitorar, alterar e gerir suas redes o tempo todo, de onde estiverem.
Filtros web por categoria
Sim, essa funcionalidade existe em alguns softwares de antivírus. Mas como funcionalidade do endpoint protection, esses filtros atingem outro nível. Para se ter uma ideia, peguemos como exemplo os níveis de controle web por filtros de um dos sistemas de endpoint protection do mercado, o Sophos. É possível realizar filtro de conteúdo WEB diretamente no endpoint, dentro e fora da empresa.
- Conteúdo adulto ou pornográfico
- Violência
- Conteúdo de apologia ao álcool, tabaco e narcóticos
- Armamentos, explosivos e pirotecnia
- Softwares, áudio e vídeo
- Profanações e obscenidades
- Conteúdo ligado a jogos de azar
- Comércio eletrônico
- Pesquisa de empregos
- Jogos de computador
- Conteúdo religioso
- Notícias
- Banners e publicidade
Proteção sem assinatura
As melhores solução de endpoint protection do mercado já fazer a proteção de dispositivos em grande porcentagem sem o uso tradicional de assinaturas, ou seja, a proteção é realizada levando em consideração o comportamento dos aplicativos, isso aumenta muito a efetividade, já que é possível bloquear um ataque no dia 0, ou seja, antes que o ataque seja conhecida.
Agora que você entendeu as principais funcionalidades de um Endpoint Protection, sugerimos a leitura do post “O que é licenciamento de antivírus?”.
Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].
Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!
Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.
[wp-review id=””]