Você sabe o que é um dialer? Sabe os riscos que ele traz? Essa ameaça pode ser muito prejudicial a sua empresa. Saiba mais agora e se proteja.
Alguns spywares e malwares possuem um comportamento bastante peculiar. Você sabe, por exemplo, o que é um dialer? Bom, o nome dá uma bela dica, mas vamos entender o seu funcionamento.
Os dialers são um tipo específico de spyware. Eles têm como função, uma vez instalados no computador ou rede do usuário, gerar ligações para um determinado número de telefone.
Como funciona?
O dialer é um pequeno script criado para gerar ligações para determinados números de telefone. Na verdade, eles não são necessariamente ameaças. Dialers automáticos, por exemplo, são usados em celulares e smartphones para facilitar o contato com outras pessoas sem que você tenha de lembrar números.
Muitos desses softwares puxam contatos de outros locais, como o Microsoft Outlook, o sistema do LinkedIn e APIs diversas de agendas, redes sociais e outros.
Usos maliciosos
Contudo, um dialer pode ser usado como um spyware (clique aqui e entenda melhor o que é Spyware). Esses programas instalam-se com algum tipo de artifício em computadores e celulares de usuários. Costumeiramente, geram ligações automaticamente para números diversos – em geral levando contas de telefone a valores astronômicos.
A maior ameaça está na difícil detecção desses spyware, e na dificuldade também grande de comprovar sua existência para evitar cobranças milionárias com ligações. Sua similaridade com os softwares legítimos que cumprem essa função torna a tarefa extremamente difícil.
Entretanto, alguns sistemas modernos de antimalware (saiba agora se seu antivírus também é antimalware clicando aqui), especialmente para sistemas mobile, têm conseguido bom desempenho em relação a esse tipo de malware. Ironicamente, uma vez que um dialer malicioso é detectado, sua remoção não costuma ser trabalhosa.
Efeitos colaterais
A despeito de seu grau geralmente médio de ameaça, dialers podem causar sérios efeitos colaterais. Alguns deles criam inconvenientes menores, mas outros podem comprometer até redes e sistemas inteiros:
- Ataques a sistemas de mensagens, criando novos infectados em grande velocidade
- Modificações nas configurações de discagem e acesso a redes
- Envio de agendas de contatos e dados para terceiros
Os dialers também podem causar danos em termos da quantidade de requisições que podem gerar. Quando muitos computadores são infectados, é possível, por exemplo, gerar milhares de ligações para uma mesma central telefônica em questão de segundos. Isso cria uma espécie de ataque DdoS “offline”, gerando congestionamento em redes telefônicas, serviços públicos e mesmo sistemas de PABX de empresas.
Explorando vulnerabilidades
A grande maioria dos dialers infecta computadores e celulares em razão de suas próprias vulnerabilidades. Especialmente quando falamos em termos de aparelhos móveis, a grande maioria dos usuários não utiliza qualquer tipo de defesa.
Além disso, o comportamento de usuários em sistemas de mensagens, como Whatsapp e outros, cria portas de entrada facilitadas para a instalação de dialers nos celulares. Uma vez instalados, esses softwares podem ter uma ação imediata ou apenas ficar aguardando por “instruções” dos criadores do spyware.
Agora que você já entendeu o que é um dialer, sugerimos a leitura do post “O que é antispyware?”.
Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].
Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!
Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.
[wp-review id=””]