O que é PABX: saiba o que significa e os benefícios dessa central telefônica para sua empresa
Parece haver muita confusão sobre o que é PABX. Também chamada de PBX, a sigla é uma representação em inglês para Private Automatic Branch Exchange (ou algo como troca automática de ramais particulares). Trata-se de um serviço comercial que atua como uma operadora telefônica privada.
Seu propósito é servir como uma rede de ligações voltada ao mundo dos negócios, possibilitando que todas as linhas dos funcionários estejam conectadas em um único sistema. Quando uma empresa está à procura de uma central de telefonia própria sem precisar recorrer a terceiros, o PABX é a solução.
Mas quais serão as vantagens do PABX e por que tantas empresas têm recorrido a esse recurso? É o que veremos neste artigo, que vai explicar exatamente como funciona essa central telefônica e qual seu diferencial.
Como funciona um PABX?
Um PABX conecta os ramais da empresa separadamente à rede telefônica pública. Além disso, ele garante que todas as chamadas internas feitas sejam encaminhadas por meio desse sistema, o que é mais eficaz e econômico.
Isso simplifica a discagem e as ligações dentro de um ambiente organizacional, permitindo o redirecionamento de chamadas para ramais diferentes. Se uma empresa usa um PBX tradicional, com fio, ou a tecnologia IP, a função básica permanece a mesma.
Quando uma chamada chega, ela é encaminhada através da estação de controle central. Cada ligação recebe um código. Como o chamado PBX ou PABX é equipado com várias linhas, ele pode manipular e classificar diversos telefonemas ao mesmo tempo.
Assim, o PABX é programado com números de ramais correspondentes a todos os telefones usados no prédio. O dispositivo pode “alternar” ou transferir chamadas recebidas para qualquer uma dessas linhas com base em seu número exclusivo.
Normalmente, um operador de PABX ou PBX atende a todas as chamadas recebidas com uma saudação. Alguns sistemas apresentam uma mensagem gravada para essa finalidade. Quando quem liga indica o ramal desejado, o sistema faz a troca.
Para fazer ligações internas, é só teclar o ramal desejado e pronto. A melhor parte é que esses telefonemas são gratuitos e ilimitados. Já para chamadas externas, geralmente é preciso digitar algo específico, como “0”. Isso faz com que a pessoa ative o aparelho.
Novidades dos PABX
Ao longo dos anos, os PABX evoluíram e hoje é possível adquirir tanto uma versão analógica e convencional desse sistema, quanto uma virtual ou digital. Outra possibilidade é o PABX Híbrido, que ficará para um próximo post.
Existe ainda o chamado VoIP (Voice Over IP), também conhecido como IPBX, que é outra tendência e que usa IP (Internet Protocol) para encaminhar chamadas.
Qual o diferencial de um PABX?
Os sistemas PABX se tornaram muito mais baratos e mais acessíveis para a maioria das empresas. Os virtuais, em particular, são muito econômicos para empresas menores, pois são capazes de utilizar os benefícios de um sistema PABX sem precisar hospedar o sistema no local.
Algumas redes oferecem recursos adicionais disponíveis, que podem realmente ajudar empresas em suas necessidades de telecomunicação, como na transferência de telefonemas, discagem mais rápida, correio de voz, conferências ou reuniões, chamada em espera, encaminhamento de ligações e outros.
Dentre as possibilidades, estão ainda as reuniões a distância com múltiplos membros das equipes até bloqueios de chamadas para números específicos. E ainda dá para garantir que apenas determinados funcionários possam realizar certos tipos de ligações.
É importante sempre perguntar quais recursos estão incluídos no sistema PABX escolhido.
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