Tudo o que você precisa saber sobre PABX

Ainda hoje, muitas companhias e empresas de pequeno e médio porte possuem problemas com a sua rede de comunicação. Problemas causados por diversos fatores, mas um deles é frequentemente o campeão das dores de cabeça de empresários e administradores.

O sistema de comunicação telefônica.

A grande maioria das empresa precisa realizar e receber ligações durante sua operação. Seja para fechar negócios com clientes, combinar entregas com fornecedores, emissão de pedidos para clientes, etc…

E todo esse processo precisa estar organizado, de forma a funcionar com eficácia e rapidez. Afinal, ter uma distribuição correta das ligações, de modo que os colaboradores da empresa consigam desempenhar as atividades necessárias nesse setor é vital para o negócio. A companhia tem o dever de cumprir bem o seu papel no que se refere a comunicação com clientes, fornecedores, colaboradores e público.

Em meio às buscas e desenvolvimento de soluções para o setor de comunicação empresarial surgiu a Central PABX. Um modelo que já está sendo utilizado, e evoluído, há anos. E que tem mostrado constantemente seus benefícios e vantagens para empresas de todos os tamanhos.

O que você verá nas próximas linhas desse artigo trata-se de um compilado com tudo o que você precisa conhecer sobre esse sistema.

Lendo atentamente este conteúdo, você entenderá o que esse sistema é, seu funcionamento e variações de modelos. E mais que isso, você saberá tudo o que uma Central PABX pode agregar na sua empresa.

Sem mais delongas, vamos começar.

O que é PABX e sua diferença para um PBX

É importante definir logo de ínicio o que o PABX é e a sua diferença para o PBX.

Podemos entender que ambos são centros de distribuição telefônica usados por uma empresa. A principal diferença entre um PBX para um PABX é que o primeiro necessitava de um funcionário apenas para operar a distribuição telefônica enquanto no segundo, toda essa distribuição é feita de forma automática visando sempre um melhor atendimento para quem faz a ligação. Embora o sistema PBX ainda exista e possa operar, o mesmo há muito se tornou obsoleto e caiu em desuso.

Já o PABX consegue realizar essa distribuição automaticamente, o que evita o encargo de um funcionário para fazer essa operação. Por algum tempo, essa evolução no sistema foi utilizada ainda de modo tímido, mas a partir do fim da década de 70 se popularizou.

Um PABX permite efetuar ligações entre telefones internos da empresa, assim como telefonar e receber ligações de uma rede externa. O sistema pode consistir tanto de uma plataforma em hardware quanto apenas uma em software.

No caso de ser uma plataforma exclusivamente em software, o PABX pode ser instalado em um computador para interagir com a telefonia por meio de conexão com a internet. Conexão com rede PSTN que pode ser feita através de hardware ou link SIP, que é disponibilizado pelas operadoras.

Sua importância em uma empresa é muito grande, pois geralmente um ambiente corporativo possui muito mais ramais do que linhas telefônicas. O que necessita de uma central para gerenciar esses ramais e distribuir as chamadas corretamente pela empresa.

Algo que conecte todas as linhas e ramais de uma empresa em um único ponto. Esse é o PABX.

Como funciona

Agora que você já sabe o que uma central PABX é, vamos conhecer mais sobre o seu funcionamento.

Uma vez implantado em uma empresa, seja por meio de um hardware ou software, o PABX começará a operar suas funções. Vamos entender como ocorre o processo e desempenho dessas funções.

Sempre que a empresa efetua ou recebe uma ligação, a chamada em questão é encaminhada por meio da estação de controle central. O PABX então gera um código para cada uma dessas ligações. E já que o PABX pode ser ligado a várias linhas ele ganha capacidade para classificar e manusear diversos telefonemas simultaneamente.

Dessa forma, a central PABX pode ser programada com os números de ramais correspondentes a todos os telefones usados pela empresa no prédio. Isso permite que o sistema possa transferir as chamadas recebidas para qualquer uma dessas linhas com base no seu código.

Outra forma de distribuição que pode acontecer em empresas usuárias do sistema é o que a pessoa que liga indica um ramal. Nessa situação, o sistema fará o encaminhamento para o ramal indicado na chamada.

No ambiente interno da empresa, funcionários podem realizar ligações entre setores de forma bem simples. Tudo que precisam fazer é teclar o ramal desejado na hora da ligação e pronto. Já para as chamadas feitas dentro da empresa para fora – ligações externas – é necessário digitar algum número específico.

Qual o diferencial

Já vimos o que é e como funciona uma central PABX dentro da rede de comunicação de uma empresa. Mas antes de vermos diferentes modelos e a diferença existente nesses modelos precisamos saber o que essa solução tem de diferencial.

O que o torna superior e preferível a outras ferramentas, sistemas e opções para melhorar a rede de comunicação de uma empresa?

Bem, os modelos PABX foram se tornando muito mais baratos e acessíveis para as empresas com o tempo. Uma das soluções mais atuais não se trata de um modelo, mais de um conceito. O PABX virtualizado, embora confundido por alguns como modelo PABX, na verdade se trata apenas da versão virtualizada do PABX IP. Por virtualizada é preciso entender que o sistema será instalado e vai operar de forma totalmente virtual.

Além disso, os modelos PABX podem oferecer ainda recursos que realmente ajudam o setor de telecomunicação de uma empresa. Recursos como a discagem mais rápida, transferência de telefonemas, chamadas em espera, conferências ou reuniões e encaminhamento de chamadas são alguns deles.

É possível também realizar reuniões com membros da equipe a distância, bloquear chamadas para números específicos e garantir que apenas determinados funcionários possam ligar para certos números na empresa.

Então pode-se dizer que o maior diferencial que o sistema PABX proporciona, em seus variados modelos, é a maior quantidade de recursos comparados a outras opções.

Benefícios para sua empresa

Você acabou de saber quais os pontos onde o sistema PABX mostra ser um diferencial para qualquer empresa. Agora, é chegado o momento de conhecer os benefícios que a implantação desse sistema gera para um negócio.

É importante conhecê-los por duas grandes razões.

A primeira delas é que ao saber bem os benefícios do PABX, uma empresa consegue entender de cara toda uma cadeia de setores que terão melhor desempenho. E a segunda razão é que conhecer esses benefícios ajuda no momento de decidir por implantar esse sistema em um negócio.

Sabendo disso, saiba agora os benefícios do PABX em um ambiente corporativo.

Do lado dos colaboradores da empresa, a implantação do sistema PABX possibilita um bom incentivo ao trabalho de home-office por exemplo. O funcionário da empresa pode ter o seu próprio ramal para contato com a equipe na empresa. O que gera um ganho de agilidade aliado a menores ocorrências de atrasos causados por falha na comunicação.

O PABX também beneficia de forma vital a comunicação interna da empresa. É comum muitos negócios trabalharem com departamentos segmentados, mas que são dependentes entre si. O PABX permite que se ligue do ramal de um departamento para o outro em instantes e obtenha as informações necessárias sem precisar movimentar-se fisicamente.

E isso acarreta no terceiro maior benefício do uso do PABX, que é a melhora acentuada da performance da equipe. O que é conseguido graças a todo esse processo de melhoria e ganho de agilidade na comunicação. Os profissionais da empresa passam a ter mais agilidade para realizar as tarefas demandadas na empresa.

Diferenças entre PABX IP x PABX Analógico x PABX Digital

É possível implantar uma central PABX por meio de diferentes modelos. Desses, três muito conhecidos e utilizados pelas empresas são Analógico, digital e IP.

Conheça mais sobre cada um deles, assim como suas diferenças continuando a leitura logo abaixo.

O PABX Analógico

Os sistemas de PABX Analógicos entregam recursos profissionais de telefonia. Porém, diferente de outros sistemas, o modelo analógico de PABX exige manutenção e suporte feitos por especialistas.

Ele ainda é o mais usado em residências e empresas de pequeno e médio porte por conta do seu baixo investimento frente ao PABX Digital. Esse baixo custo de investimento é, de certa forma, uma das suas maiores vantagens.

Entre suas funcionalidades estão o controle de chamadas, recurso de chamada em espera, bloqueio de ligações a cobrar, conexão com ramais sem fio e transferência de chamadas.

O PABX Digital

Já o modelo PABX Digital consegue fazer tudo o que o modelo analógico pode, mas com alguns diferenciais.

O PABX Digital conta com um número de recursos bem maior se comparado ao analógico. Existem algumas características que colocam ele em vantagem ao modelo analógico. Algumas dessas características são:

  • Discagem direta para ramais (DDR);
  • Entroncamento digital;
  • Seleção automática de linhas. Essa seleção permite que a central de atendimento da empresa verifique o melhor plano que o cliente tem em cada linha, o que gera mais economia;
  • Ramal econômico, com capacidade de programar um limite de tempo para cada ligação;
  • Pode ser integrado a computadores e outros sistemas PABX;
  • Identificador de chamadas;
  • Pode realizar chamadas com tecnologia IP (Com a utilização de equipamentos adicionais);
  • Facilidade de configuração do sistema;

O PABX IP

Uma Central PABX IP é um dos modelos mais complexos e com mais recursos de PABX.

Esse sistema funciona como um servidor Proxy, coordenando as permissões concedidas aos usuários da rede. A rede usada neste sistema é a rede de dados para tráfego de voz, que suporta todas as funcionalidades de um PABX convencional, além de recursos adicionais.

Veja agora algumas das principais vantagens do uso do PABX IP em uma empresa:

  • Possibilidade de customização da rede;
  • Capacidade ilimitada de novos ramais à rede;
  • Facilidade para fazer a configuração do sistema (por meio de um simples browser de internet);
  • Gravação de mensagens automáticas e personalizadas;
  • Caixa postal;
  • Tarifas mais baixas para chamadas de longa distância;
  • Realização de chamadas de vídeo;
  • Reconhecimento de voz;
  • Integração entre filiais (Nesse caso, é necessário um link de internet dedicado a voz entre as filiais para manter a qualidade das ligações).

Vale ressaltar que o modelo analógico está caindo mais e mais em desuso. Isso acontece porque o modelo está ficando obsoleto demais e, por exemplo, já não se encontram mais peças com fácil disponibilização para a manutenção e reparo dos equipamentos.

PABX IP virtualizado: a solução para sua empresa

O modelo PABX IP é o mais atual e moderno hoje. Como dissemos no tópico anterior, é um dos modelos mais completos e com recursos do mercado. Originalmente implantado por meio de equipamentos físicos na empresa, o PABX IP tem avançado para um conceito mais barato de operação.

Instalação essa que é feita diretamente em um Data Center. Como a maioria das empresas prefere optar por um Data Center terceirizado, o custo é menor. Os custos das ligações entre ramais é de zero o minuto. Isso faz com que esse modelo seja uma das melhores soluções para empresas que queiram reduzir custos e ainda assim melhorar a qualidade da sua comunicação interna.

Como ele é integrado a uma operadora de voz sobre IP, pode ser usado para ligações de todos os tipos com custos mais baixos. Na verdade, é possível até mesmo realizar ligações gratuitas escritórios filiais que tenham conexão dos sistemas telefônicos.

Esse modelo ainda conta com uma gama alta de recursos avançados e acessíveis inclusive para pequenos negócios.

Então, seja sua empresa grande ou pequena, adotar um modelo PABX IP totalmente virtualizado vai trazer grandes benefícios e facilidades para a operação da sua companhia.

Você pode falar com um especialista da nossa equipe para saber exatamente como implantar o PABX IP virtualizado o mais rápido possível no seu negócio.

Caso ainda possua alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Nossa equipe responderá rapidamente.

Por hora é tudo, até mais!

 

 

[wp-review id=”13535″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores