Tudo o que você precisa saber sobre Gestão

Ter um produto de qualidade e que atenda as necessidades e desejos do consumidor é um dos pilares de sustentação e crescimento para qualquer empresa. Isso também vale para as companhias que prestam serviços, independentemente do tipo de serviço prestado ou mercado de atuação.

Essa é uma premissa que não pode ser negligenciada. Se a empresa quer realmente crescer e prosperar no mercado,  o produto ou serviço vendido tem que ser bom e transformador.

No entanto, é preciso ainda que os processos de gestão da empresa e sua administração sejam os melhores possíveis. Afinal, sem uma gestão eficiente não é possível manter o negócio atualizado de forma constante, tão pouco investir da melhor maneira para o crescimento da empresa.

Por isso, nas próximas linhas deste artigo preparamos um conteúdo exclusivo e completo sobre a gestão empresarial e como melhorar-la em sua empresa, o que será fundamental para o seu negócio ter uma melhor administração, independente do modelo de negócios ou mercado em que ele atue.

Assim, se você deseja uma gestão mais eficiente para a sua empresa, melhoria de processos e otimização de investimentos, continue lendo até o fim deste conteúdo para aprender tudo sobre esse tema tão importante.

O que é gestão: conceito histórico e como se encontra atualmente

Primeiramente, é importante começarmos entendermos o conceito de gestão.

A palavra gestão vem, etimologicamente, do termo em latim gestione, que significa o ato de gerir, administrar, governar ou dirigir uma organização ou processo.

Trata-se da ação de coordenar e organizar processos e tarefas para alcançar um determinado objetivo. E o termo é mais comumente utilizado no âmbito dos negócios e setores de administração pública.

Ou seja, em espaços onde é preciso lidar com o gerenciamento de recursos, bem como sua alocação para cumprir com certas finalidades práticas.

O conceito histórico da gestão

Historicamente, o conceito de gestão sempre esteve ligado a práticas administrativas. No entanto, sua predominante utilização no campo dos negócios não vem desde a origem do conceito de gestão.

Como aprendemos acima, o ato de gerir algo consiste em – por exemplo – alocar recursos, seja de qual ordem forem, para realizar determinadas finalidades. Que podem, por exemplo, gerir as práticas organizacionais de um ente como governo.

Ao longo da história, a gestão esteve amplamente atribuída como a prática de um líder em exercer comando em um povo, organizando as atividades do mesmo em busca de progressos.

A gestão nos dias atuais

Já nos tempos modernos, a gestão é vista massivamente como processo de organização de empresas. No entanto, também é vista como o período em que um governante exerce mandato político.

Ainda há também a chamada gestão social, que é um período administrativo dentro de uma sociedade onde uma pessoa é responsável pelo gerenciamento por atribuição de outros sócios, com num clube por exemplo.

Hoje iremos focar no tópico que entendemos ser o mais fundamental para gestores em geral, que consequentemente envolve diferentes áreas da gestão, o da gestão empresarial.

Continue lendo para conhecer quais são as áreas onde a gestão se aplica dentro das empresas.

Quais são as áreas de aplicação dos processos de gestão empresarial

Os conceitos e práticas de gerenciamento empresarial podem ser aplicados em várias situações e processos dentro de uma empresa.

Como mencionamos no tópico anterior, a gestão pode estar inserida – por exemplo – nos âmbitos financeiro, contábil, de pessoas, comunicação e de produção.

Vamos entender melhor cada um deles a seguir.

Gestão financeira

Talvez uma das mais importantes áreas em que a gestão deve ser aplicada.

A gestão financeira é Incumbidade coordenar a política de administração dos recursos financeiros de uma empresa, bem como tem a função de entender e realizar os investimentos necessários para o crescimento da melhor forma possível.

Também é responsável pela organização das contas e receitas, o fluxo de caixa do negócio, e mantê-lo o mesmo funcionando de modo que a companhia não passe por momentos difíceis nesse setor por falta de organização desses recursos.

Entre as principais tarefas desse setor estão:

  • Análise de Indicadores;
  • Cálculo do Ponto de Equilíbrio;
  • Determinação de Custos Padrões;
  • Projeção de Fluxo de Caixa;
  • Elaboração de Orçamento e Controle Orçamentário;
  • Planejamento Tributário.

Gestão de Pessoas

Cada vez mais trabalhada dentro das empresas, a gestão de pessoas nunca teve tanta importância para o sucesso de um negócio como atualmente.

Nela são trabalhadas práticas, abordagens e estratégias que elevem o moral e a qualidade de trabalho, além da satisfação dos funcionários da empresa. A premissa aqui é que ter uma equipe de colaboradores feliz e satisfeita reflete na qualidade dos produtos vendidos, serviços fornecidos ao cliente, entre outros aspectos.

Além disso, ela também é importante para empresas que desejam ter uma equipe que não sofra grandes alterações com o tempo, e que retenha para si os melhores profissionais de cada área de atuação.

Gestão de Comunicação

Esse âmbito tem mais a ver com o marketing e os meios de contato com os clientes da empresa, ou potenciais consumidores.

Nessa área deve ser feita uma gestão voltada para o  melhor relacionamento possível entre a empresa e a sociedade, sejam consumidores ou não.

É preciso que o negócio tenha posicionamento forte em relação ao público, seja conhecido e bem quisto pela opinião de quem compra da empresa. Ou de quem pode vir a comprar dela.

Gestão de Produção

Esse é um processo e área de aplicação de gestão importantíssimo para qualquer empresa.

O gerenciamento de produção é responsável pelo planejamento e execução das ações necessárias para elevar a qualidade da produção comercial da empresa.  Estratégias, processos e tecnologias que podem ser aplicadas para uma produção mais eficiente e qualitativa devem ser analisadas e desenvolvidas nesse âmbito.

Além de melhora na qualidade da capacidade produtiva, também é importante que haja empenho para que os processos da empresa consigam ser executados com custos menores, ao mesmo tempo em que a lucratividade suba.

Gestão Contábil

A gestão contábil pode ser considerada como um suporte, um setor complementar, da gestão financeira.

Nesse âmbito de aplicação, a gestão é feita sobre a área de contabilidade da empresa. Sendo seu encargo adotar políticas que contribuam para que a saúde financeira e fiscal do negócio esteja bem.

Mas não só isso, o gerenciamento no campo contábil também deve ficar atento aos tributos devidos da empresa. Os impostos devem ser mantidos sempre em dia, e é importante que o responsável pela área sempre busque o melhor regime de tributação possível para o negócio.

As principais vantagens de uma gestão bem estruturada

Conhecendo essas áreas na qual a prática da gestão deve estar presente, algumas pessoas ainda podem se perguntar por que cuidar de todos esses pontos é necessário.

Que vantagens traz uma gestão tão abrangente e ao mesmo tempo segmentada numa empresa?

A resposta é bem simples.

Quanto mais eficiente é a produção, quanto maior é a satisfação dos funcionários, quão melhor a comunicação da empresa com o público, e quanto mais eficiente é a administração de recursos da empresa, mais ela lucra e tem resultados positivos.

Fora isso, menores são os custos e problemas eventuais com que a empresa vai ter de lidar.

Sistemas de gerenciamento: o que são e em quais setores de uma empresa eles podem ajudar

Com os processos e cadeias de gestão cada vez mais amplos e complexos na atualidade, muitas empresas recorrem a soluções tecnológicas para desempenhar melhor as tarefas de gerenciamento.

Os sistemas de gestão são uma solução de software voltada para a otimização de processos administrativos da empresa.

Esses sistemas podem realizar procedimentos comuns e repetitivos da empresa (como gerar relatórios financeiros, controle de estoque, etc.) de forma automática e com mais precisão e velocidade que uma pessoa.

Independentemente do setor de uma empresa, o software de gestão serve para otimizar e automatizar muitos processos que demandem uma ordem de execução padrão, sejam repetitivos ou muito burocráticos.

Não há um modelo de software único, mas várias soluções que atendem a diferentes setores de uma empresa. Vamos conferir alguns deles a seguir.

Gestão de projetos – Salpinx

O Salpinx é um software de gestão que opera para a otimização de projetos dentro de uma empresa.

A principal função desse programa é poder realizar a gestão de projetos e tarefas dentro da empresa. O que é feito por meio de recursos e funções como?

  • Análise Preditiva de Conclusão: que usa algoritmos para calcular prazo para entregas de tarefas, evitando atrasos;
  • Identificação de tempo produtivo e improdutivo na empresa: o Salpinx permite que seja identificado exatamente o tempo gasto efetivamente com a produção na empresa e o tempo gasto sem que nenhuma produção esteja sendo criada;
  • Aumento da capacidade produtiva: aliadas a outras funções, as duas mencionadas acima possibilitam o desenvolvimento de estratégias e práticas que podem aumentar a produtividade da empresa em até 30% sem investimentos em máquinas ou outras tecnologias, apenas através da otimização do tempo no processo produtivo.

Gestão de pessoas –  Pesquisa de Clima Organizacional

As pesquisas de Clima Organizacional também podem ser feitas por um modelo de software de gestão, e são de importância elevada para o progresso da empresa.

Por meio de plataformas como o Survey Monkey e Google Forms, essas pesquisas são capazes de conhecer o nível de satisfação que os funcionários têm, tanto com a empresa quanto com suas funções nela.

Capazes de mostrar como vai o moral dos funcionários, e a visão que eles têm da empresa em que atuam, as pesquisas de clima organizacional com o auxílio de um software são fundamentais para que a empresa mantenha sempre uma equipe satisfeita com seu trabalho e com o todo do negócio que faz parte.

Gestão Estratégica – SIG

O SIG – Sistema Integrado de Gestão é um sistema cuja função está baseada no uso estrutural de relatórios recebidos pelo gestor para coordenar as atividades administrativas.

E esses relatórios podem ser dividos em sua entrega e trabalho segundo demandas.

A finalidade desses relatórios é garantir que a gerência da empresa receba de forma imediata e integral todas as informações sobre o desempenho do trabalho dentro dos setores da empresa.

O que facilita a tomada de decisões mais acertadas por parte do gestor.

Gestão de Equipes – Trello

O Trello é uma ferramenta digital, que também possui versões de aplicativo para smartphones, para gerir a delegação e prazos de entrega de tarefas.

Com seu funcionamento por meio de cartões e agendamentos, é possível coordenar a delegação de tarefas de toda uma equipe de funcionários, assim como organizar o processo produtivo da empresa.

Tudo de uma forma bem simples, barata e eficaz.

Gestão de Canais de Comunicação – RD Station

Sem um bom trabalho de marketing e comunicação, uma empresa terá muito mais complicações para crescer e ampliar seu número de clientes, faturamento e lucratividade.

Atualmente, existem diversos canais pelos quais é possível a empresa trabalhar sua comunicação e marketing. Dentre esses canais estão os digitais, como mídias sociais, sites, blogs, canais do youtube, etc…

E os softwares de gestão também podem ajudar aqui, fornecendo soluções que facilitem o trabalho de comunicação e marketing, especialmente o digital, de uma empresa.

Uma dessas opções é o RD Station, uma plataforma que permite gerenciar toda a estrutura e comunicação de marketing digital. Não só isso, a ferramenta também permite automatizar muitos processos que demandam horas para serem feitos e replicados manualmente.

Gestão de Telefonia – PABX Hive

A tecnologia do PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma central responsável por fazer a gestão de telefonia de um ambiente ou organização.

Com ele é possível realizar o gerenciamento das ligações feitas dentro e fora (quando utilizado o aplicativo) da empresa.

Por meio dessa solução de comunicação, custos com ligações se tornam mais baratos, é possível agendar e registrar conversas e muito mais. Dando maior conforto, agilidade e segurança ao trabalho desenvolvido na empresa.

O PABX IP Hive (também conhecido como PBX IP) é uma central telefônica IP que permite originar ligações telefônicas sobre redes de dados IPe ambientes híbridos. Muito mais que uma solução de telefonia IP, o PABX IP Hive possui facilidade e funcionalidades de última geração para maior gestão, controle, redução de custos, aumento da produtividade e melhoria do atendimento.

Algumas funcionalidades do Hive:

  • Administração web avançada;
  • Espera telefônica personalizada;
  • Gravação seletiva ou total das ligações;
  • URA – unidade de resposta audível;
  • DAC – distribuidor automático de chamadas;
  • Voice mail online;

Além disso você conta com diversos relatórios, gravações de chamadas custo por ligação, abandonos e tempo médio de atendimento (TMA)., Dados em tempo real, que permite visibilidade completa de seu cenário, possibilitando então melhor tomada de decisão do gestor.

Quais as vantagens de se usar um sistema de gestão

Usar um ou mais sistemas de gestão para empresa é muito mais do que simplesmente adotar tecnologias novas para otimizar processos e tarefas no seu negócio.

É permitir à empresa elevar sua qualidade em todos os níveis: seja na produção, satisfação dos funcionários, satisfação dos clientes, melhoria na gestão de recursos financeiros, etc…

Além disso, há ainda a vantagem intrínseca de trabalhar com informações de uma forma mais coordenada, segura e eficaz.

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