O maior desafio dos responsáveis pela gerência e administração de uma rede é aliar segurança à performance e disponibilidade. Normalmente precisamos administrar várias soluções de diferentes fabricantes, isso torna o ambiente complexo com vários dashboards, alertas, indicadores que precisam da ação humana para solução de problemas já que as ferramentas não se integram.
A Sophos com sua abordagem de segurança simplificada vem a cada dia aperfeiçoando o Synchronized Security, que é o primeiro e melhor sistema de segurança cibernética do mundo.
As Ferramentas de Endpoint, Firewall, Mobile e Wireless compartilham informações e respondem automaticamente a incidentes.
Como obter a segurança sincronizada?
Para habilitar a segurança sincronizada, tudo que você precisa é de dois ou mais produtos Sophos que funcionem juntos. Pelo menos um produto deve ser gerenciado através da plataforma de gerenciamento Sophos Central. E se você já é cliente da Sophos, já está na metade do caminho. Você não precisa de assinaturas adicionais para ativar a Segurança Sincronizada.
Como a sincronização funciona na prática?
Ao integrar o seu XG Firewall Sophos ao Endpoint Protecion (InterceptX) ativamos o que a Sophos chama de Heartbeat, ou seja, o batimento cardíaco de cada ponto de extremidade. Como um coração, cada máquina bombeia informações para o Firewall em tempo real do seu status de segurança.
No Firewall podemos criar regras de acesso a servidores, vlans especificas, internet e dar permissões com base no status do Endpoint da estação de trabalho do colaborador.
A solução nos permite selecionar o status mínimo para acesso e bloquear aquelas estações de trabalho que não possuem o Endpoint Protection padrão da rede e registrado na Central da instituição.
Exemplo de caso:
Um laptop executando o Endpoint da Sophos identifica um ataque de malware. O Security Heartbeat informa ao Firewall XG que ele foi infectado. O Firewall responde imediatamente isolando o laptop para impedir que o malware se espalhe pela rede.
De forma automática a estação de trabalho já está sendo limpa pela ferramenta, após seu status voltar ao mínimo permitido ela volta a navegar na internet e acessar os servidores e serviços normalmente, sem a necessidade de intervenção manual.
Benefícios imediatos aliando Central, Endpoint e Firewall XG
Fato é que gerenciar todos os ativos de forma centralizada acarreta em muitos benefícios e otimizações. Abaixo cito alguns benefícios que automáticos de implementar um gerenciamento integrado.
- Bloqueia automaticamente dispositivos comprometidos de acessar dados corporativos.
- Permite que apenas dispositivos com o Endpoint Protection da instituição acesse a rede e internet, trazendo um controle de acesso a sua infraestrutura.
- Identifica aplicativos e processos não classificados e desconhecidos que estão utilizando volume grande de banda.
- Bloqueia o movimento lateral em forma de ameaça, isolando automaticamente as máquinas infectadas.
- Encontra a origem (usuário, dispositivo) do tráfego malicioso em sua rede.
- Classifica e bloqueia rapidamente todos os aplicativos indesejáveis usando largura de banda.
Conheça mais as soluções da Sophos
Agora que você já entendeu esses benefícios, sugiro que conheça mais as soluções da Sophos. Tem muita tecnologia interessante e efetiva para elevar a segurança de dados de sua empresa para o próximo nível.
[wp-review id=”17163″]