A Importância da Política de Segurança da Informação no Home Office
O Home Office oferece diversos benefícios aos colaboradores, como por exemplo o aumento significativo da produtividade juntamente com a qualidade de vida, além de reduzir os custos para a empresa. Por outro lado, tudo isso demanda uma atenção redobrada quando o assunto é Segurança da Informação.
Quando o funcionário está trabalhando em casa, a empresa não tem o mesmo controle sobre o ambiente e quais informações são acessadas. Dessa forma, existe o temor de uma perda ou roubo de informação que poderá comprometer a operação de negócio da organização.
Visto que existe um risco a mais quando falamos de Home Office, as organizações devem tomar medidas extras para garantir a Segurança da Informação e a proteção de dados enquanto o regime de Home Office estiver permitido, e uma delas é a criação de Políticas de Segurança da Informação.
Políticas de Segurança da Informação
Uma política de Segurança da Informação identifica as regras e procedimentos que todos os indivíduos que acessam e usam os ativos e recursos de TI de uma organização devem seguir. Então, por que precisamos ter políticas de segurança de TI? O objetivo dessas políticas de segurança é abordar as ameaças à segurança, implementar estratégias e definir diretrizes para mitigar as vulnerabilidades de segurança de TI. Além disso, as políticas fornecem orientações aos funcionários sobre o que fazer e o que não fazer. Elas também definem quem tem acesso a quê e quais são as consequências por não seguir as regras.
Independentemente do tamanho, é importante para cada organização ter políticas de segurança da informação documentadas, para ajudar a proteger os dados da organização e outros ativos valiosos. Portanto, isso é um fator crucial em casos de violação de dados e/ou descoberta de litígio, além de ser um requisito para as organizações que buscam cumprir várias leis e regulamentos, como PCI, HIPAA, GDPR, LDPG e etc.
Existem três objetivos principais das políticas de segurança de TI:
- Confidencialidade: a proteção de ativos e redes de TI contra usuários não autorizados;
- Integridade: garantir que a modificação dos ativos de TI seja tratada de maneira específica e autorizada;
- Disponibilidade: garantir acesso contínuo aos ativos e redes de TI por usuários autorizados.
Quando chegar o momento de implementar as políticas, certifique-se de que todos os funcionários estão cientes das novas políticas de segurança da informação, antes mesmo da data efetiva. Além disso, certifique-se de que o processo de integração da nova contratação inclua a divulgação dessas políticas e, por exemplo, algum termo declarando que o colaborador teve acesso a mesma e suas diretrizes. Finalmente, desenvolva um sistema para fornecer a todos os funcionários uma atualização das políticas anualmente. Isso ajudará a garantir a adesão, bem como fornecerá a oportunidade de informar a equipe sobre qualquer atualização das políticas.
Conclusão
Vimos que para que você mantenha seus dados seguros no período em que seus colaboradores estão trabalhando em ambientes fora da organização, é necessário a criação de Política de Segurança da Informação. Para instituir essas políticas de maneira eficaz em uma empresa, é necessário um certo esforço e engloba alguns fatores que podemos subdividir em três etapas: conjunto de normas, colaboração da organização e monitoramento constante através de tecnologias capazes de realizar varreduras em tempo real.
Entender a importância de constituir este conjunto de normas em uma organização, principalmente em tempos de pandemia, onde a maioria das empresas aderiram ao regime remoto para os colaboradores, é algo que deve estar na cabeça dos gestores de TI no qual muitos já compreendem a inegável necessidade em investir em segurança digital, principalmente para garantir a continuidade dos negócios da organização.