Como garantir o alto desempenho do seu setor de TI

setor de TI

Gerir um setor de TI é uma tarefa que parece simples, mas requer um elevado nível de expertise dos gestores. Entenda como gerenciar sua equipe de TI de forma otimizada.

Saber como gerir um setor de TI não é uma tarefa fácil para muitas empresas, visto que envolve pessoas, processos, tecnologias e ainda, é uma área que interage com todas as demais, ou seja, o gestor precisa ter conhecimento sobre os processos de toda a empresa e conseguir orientar sua equipe. Portanto, uma boa gerência é fundamental para obter uma maior fluidez em todos os procedimentos que são executados.

Fica a cargo do gestor elaborar estratégias eficazes, que combinem habilidades técnicas e pessoais, para que possa coordenar de maneira eficaz e extrair o máximo de suas equipes.

Na prática, não existe um modelo de gerenciamento que seja perfeito para todas as empresas, pois cada uma possui suas características e necessidades, mas existem algumas dicas que você pode aplicar em seu negócio para otimizar o gerenciamento de seu setor de TI.

Quer saber que dicas são essas? Então continue a ler este artigo e saiba mais a respeito.

Seja estratégico, todo setor de TI precisa de um gerenciamento reforçado

A área de TI precisa ter um papel diferenciado dentro das empresas. Isso porque os objetivos dessa área devem se aliar com a melhora no alcance dos objetivos da empresa de um modo geral.

Assim, os gestores precisam conhecer as operações, o mercado, a concorrência, as novas tecnologias, processos produtivos e gerenciais e os desafios que estão no caminho de cada um.

Ter uma visão mais ampla nesse sentido eleva o nível do gerenciamento, bem como ter um conjunto de processos que garante a utilização de todos os recursos de forma eficiente também é fundamental para elevar o gerenciamento de seu setor de TI para outro patamar.

Reforçar o gerenciamento é um bom começo para gerir um setor de TI – afinal é através disso que serão identificados e reduzidos os riscos que envolvem o negócio.

Otimize os processos internos e invista em ferramentas e infraestrutura

Ao eliminar o retrabalho, os desperdícios e as falhas, você estará otimizando de maneira correta os processos que sua equipe executa. Assim, o primeiro passo é realizar um mapeamento desses processos, avaliar as tarefas executadas e eliminar os excessos.

Algo fundamental para um gerenciamento de qualidade é ter procedimentos claros, de fácil entendimento, que considerem aspectos importantes do processo e que tenham foco na organização. Dessa forma sua equipe poderá entender mais fácil e rapidamente os direcionamentos e executá-los com maior fluidez.

Quando falamos de eliminar retrabalhos e entender possíveis falhas que estão atrapalhando seus processos, utilizar softwares de gerenciamento pode ser um diferencial para os gestores, visto que eles auxiliam no que diz respeito às tarefas, bem como, indicam falhas processuais.

Definição de metas e reuniões gerenciais

A partir do momento em que a equipe passa a ter conhecimento das metas e das estratégias corporativas, ela pode atuar de uma forma mais eficiente junto a empresa. Assim, destrinchar os objetivos de grande proporção e metas individuais e coletivas é uma boa forma de fazer com que a sua equipe entenda e conquiste os resultados planejados.

Nesse ponto as reuniões gerenciais têm papel fundamental para aqueles que querem obter um melhor gerenciamento de seu setor de TI. O gestor deve informar, atualizar e orientar sua equipe.

Não é preciso fazer muito para relembrar ou atualizar sua equipe dos alinhamentos feitos, até mesmo a utilização de canais internos de comunicação ajuda nesses ajustes dos objetivos e no planejamento de metas.

Plano de carreira e desenvolvimento de equipe

É normal que profissionais talentosos tenham ambições e expectativas de crescimento dentro da empresa. Por essa razão, construir um plano de carreira é fundamental para não perder grandes talentos. Assim, a cobrança de um bom trabalho deve caminhar lado a lado com a remuneração e benefícios a fim de incentivar o bom profissional.

Para que esses talentos se desenvolvam de forma orgânica dentro das empresas, treinamentos e capacitação e certificações, são políticas adotadas por muitas empresas e que auxiliam também, na retenção desses profissionais.

Além destes pontos, o estímulo à participação e pró-atividade e garantir a qualidade no ambiente de trabalho, com o cuidado para separar o ambiente de equipamentos do ambiente de operações de seu setor de TI, por exemplo e oferecer feedbacks constantes, são alguns dos pontos chave para uma gestão de equipe eficiente e garantir bons resultados.

 

Você possui alguma dica ou utiliza alguma outra técnica interessante para gerir a sua equipe? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você já tem várias orientações para aprimorar a gestão de seu setor de TI, não deixe de ler também as nossas dicas sobre como estruturar um time de TI ideal para a sua empresa.

 

 

[wp-review id=””]

Checklist: Planejamento estratégico de TI e Segurança em 2025

Participe da comunidade de tecnologia da Tripla

Siga a Tripla nas redes

Quer saber como nossas soluções podem beneficiar sua empresa? Converse com nossos especialistas!

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores