Colaboração, mobilidade, empresas e o trabalho remoto

A palavra do momento é colaboração. Seja no cuidado de um familiar, ambiente de trabalho, com amigo ou conhecido em ambientes públicos. Atitudes simples, mas que fazem toda diferença. Em tempos difíceis como o que estamos vivendo por causa da pandemia do coronavírus, é momento de refletirmos e tirarmos uma lição para a vida.

E este termo “colaboração” também se aplica muito no meu trabalho e minha carreira na área de TI. De repente vi uma ferramenta antes apenas conhecida no ambiente de Tecnologia se espalhar pelo mundo. Seja no ambiente escolar, de negócios ou político. Estamos vivendo uma revolução na forma de trabalhar.

Este momento demandou mudanças de empresas, órgãos públicos e diversas profissões que nunca se viram na atividade remota. Fato é que a pandemia pegou muitas empresas e negócios “desprevenidos”. Mais do que nunca, agora, com muitas empresas aderindo e se habilitando ao trabalho remoto, a colaboração é a chave para que essa modalidade de trabalho tenha a produtividade esperada. Mantendo equipes conectadas enquanto trabalham separadas, esta é uma tendência global. Pela primeira vez na história do Brasil, vimos o Senado Federal realizar uma sessão deliberativa remota, através de videoconferência. Os tempos mudaram.

Uma solução para exemplificar o conceito de colaboração

O Microsoft Teams, parte do Office 365, ferramenta a qual sou especialista, oferece uma imensa possibilidade de colaboração no trabalho virtual. O Teams oferece chats, reuniões, chamadas e colaboração: tudo em um só lugar. São soluções que ajudam a evitar alterações na produtividade da sua equipe. Disponibilize ao seu funcionário ferramentas, recursos e soluções necessárias para ele tenha a mesma produtividade que no ambiente de escritório, por exemplo. Não importa o local e dispositivo que ele esteja. O importante é garantir que os dispositivos usados ​​para acessar a rede sejam seguros e íntegros.

A importância de manter os arquivos em nuvem nunca foi tão destaque quanto agora. A sensação que tenho é que as grandes empresas já tinham esta consciência, mas agora, as pequenas e médias empresas estão se conscientizando da relevância dessas ferramentas para o mundo atual. Uma das preocupações para esta adaptação que o trabalho remoto causa é quanto a segurança dos dados e da informação de sua empresa enquanto seus funcionários trabalham remotamente. Meu conselho é, não se preocupe, temos a disposição muitas soluções de cibersegurança para prevenir e evitar riscos. O desafio é contínuo, e diferente para cada organização. Vamos nos adequar e preparar para as mudanças globais.

E aqui vai o meu conselho a todos que, assim como eu, estão em trabalho remoto: tenham foco e se mantenham conectados com sua equipe.

Se quiser entender mais sobre o tema, leia esse artigo onde falo sobre 6 soluções fundamentais para viabilizar o trabalho remoto para sua equipe sem comprometer a operação de sua empresa e manter suas informações mais seguras.

 

 

[wp-review id=”17354″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla