O alto desempenho de um setor está diretamente relacionado ao nível de qualidade da liderança, papel este que é muitas vezes resumido na figura de gestor. Porém, é importante destacar que gestão e liderança têm drives diferentes, apesar de serem complementares e as organizações enxergam cada vez mais que precisam se munir de líderes para promover a transformação necessária.
Listamos algumas ações que destacam entre as lideranças que, certamente, contribuirão para a formação de um setor de alto desempenho. São elas:
Cultura, diversidade e experiências:
Cada estratégia requer ações e capacidades específicas, e capacidades veem com as pessoas. O líder terá que, não apenas direcionar estas ações, mas trabalhar para desenvolver o sentimento de inspiração e crença de suas equipes.
A liderança que suporta e desafia seus colaboradores a alcançar níveis mais altos de qualidade de entrega, certamente influenciará na motivação do time e na construção das relações humanas, impactando positivamente os resultados.
Visão guiada para a transformação:
A otimização de um setor ou organização passa pela capitalização de oportunidades que os líderes irão trabalhar.
O ponto de atenção não deve ser apenas no processo a ser construído, sendo muito mais importante o mapeamento e foco no desenvolvimento de quais serão os objetivos, e como estes objetivos influenciarão a cultura de transformação.
O líder deve trabalhar para unir pessoas à visão organizacional. E para ser eficaz neste quesito, o ponto de atenção está na comunicação e alinhamentos.
Aprenda a falar a linguagem do negócio:
O líder deve desenvolver e encontrar formas de pessoas não técnicas entenderem os conceitos e soluções, bem como seus benefícios. A melhor forma para isso acontecer é levar os conceitos aplicados para o mundo que em que elas estão familiarizadas, para que as ideias fiquem claras.
Desenvolvimento pessoal, colaboração e micro gestão:
Estes 3 fatores são diferenciais para construção de uma equipe de alto desempenho. A começar pelos incentivos e mentoria a serem desempenhados pelo líder para incorporação do conceito de lifelong learning, o que proporciona resultados expressivos pessoais e também para a organização.
Evitar a micro gestão e desenvolver o espírito de colaboração impactarão positivamente na jornada de transformação do time. A micro gestão, como mostrado em pesquisas, é um dos principais fatores de insatisfação dos profissionais, por tirar a autonomia do profissional e construir um ambiente não flexível e lento para as transformações.
E quando falamos do espírito de colaboração, estamos incentivando a criatividade e a capacidade de solução de problemas, o que proporciona, cada vez mais, decisões de maior qualidade.
Dessa forma, o líder é peça chave na transformação organizacional, conectando estratégia e construindo um propósito, o que certamente resultará em entregas de valor para o cliente