Como o PABX-IP auxilia sua migração para o Home Office

home office pabx ip, home office

O home office vem se tornando uma realidade cada vez maior no cotidiano de profissionais e empresas de diversos setores em todo mundo. Essa prática inova as relações de trabalho e amplia as possibilidades de realizar as atividades longe do escritório.

Com a ajuda da evolução dos meios de comunicação e tecnologias ao longo do tempo, torna-se totalmente viável e seguro para uma empresa disponibilizar um ambiente com todas ferramentas necessárias para seus colaboradores exercerem suas funções em suas residências.

Neste artigo, iremos abordar como o PABX IP pode ser um grande aliado para as organizações por optar pelo home office e suas principais vantagens.

O que é Home Office?

Na década de 1970, formulou-se o primeiro conceito de home office, que enfatizava a utilização dos meios de tecnologias, informação e comunicação nas atividades do trabalho permitindo que os colaboradores realizem suas tarefas independentemente do local e tempo. Em 1997, um escritor chamado Jack Nilles colocou home office como uma forma de substituir viagens a trabalho com meios de tecnologias da informação, e como uma forma de levar o trabalho até o trabalhador e não o trabalhador até ao trabalho.

Com o passar dos anos, as tecnologias da informação e os meios de telecomunicações foram evoluindo tornando realidade desempenhar todo o trabalho no conforto de sua casa, ou durante uma viagem, necessitando apenas de um computador e um link de internet banda larga.

Vantagens para os trabalhadores com o Home Office

A possibilidade de trabalhar no conforto do próprio lar, consegue trazer uma quantidade atrativa de vantagens, como por exemplo: redução de tempo perdido no deslocamento de sua casa até empresa, evitando o trânsito de grandes metrópoles. Este tempo pode ser reinvestido em estudos e tarefas domésticas ou também ampliando o tempo de lazer do profissional.

Outra vantagem para os trabalhadores exercerem suas tarefas em casa é a redução de custos que seriam destinados a transporte, combustível, estacionamentos e refeições durante sua jornada de trabalho.

O colaborador também tem melhor qualidade de vida tendo de volta em sua rotina o convívio com os familiares criando uma harmonia entre o profissional e o familiar.

Vantagens para as empresas com o Home Office

Para as empresas, também vemos vantagens interessantes quando optam por permitir o home office. Um bom exemplo é a redução de custos operacionais com energia elétrica, limpeza e segurança e suprimentos do dia a dia dentro da empresa. Além disso, diminui-se a necessidade de espaço e mobílias, já que seus colaboradores irão utilizar da estrutura de suas residências.

Por outro lado, a flexibilidade que essa escolha pode trazer para as empresas e gestores, pode criar e planejar fluxos de trabalho com maior eficiência, possibilitando também regimes especiais como horário flexível que trazem grandes retornos quando comparados aos custos de um contrato convencional de trabalho.

Com o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores, diminuição de custos para o lado e maior colaboração de ambas as partes, a produtividade da empresa tende a aumentar.

Diante deste cenário, os gestores vão ao mercado em busca de soluções que permitam que a empresa possa dar esse passo rumo a uma evolução do trabalho através da tecnologia.  No contexto de telecomunicações, temos o PABX IP que permite que todo ambiente de telefonia da empresa esteja disponível em qualquer lugar do mundo, com todas as suas funcionalidades e vantagens para o meio corporativo.

Como funciona o PABX IP?

Com sua origem nos anos 90, a telefonia IP utiliza a rede de computadores através do protocolo VOIP (Voice over Internet Protocol). O protocolo funciona transformando pacotes analógicos de voz em dados digitais e transportando eles através da rede de computadores. No início, não teve tanta aderência das empresas devido às tecnologias da época não terem capacidade de transmissão com alta velocidade, porém, hoje o cenário é outro.

O que sua empresa precisa ter para utilizar um PABX IP?

Basicamente, é necessário ter conexão com internet e uma rede de computadores configurada para se ter um PABX IP funcional em sua empresa, utilizando assim operadoras VOIP de telefonia totalmente IP, ou buscar outras tecnologias como um SIP Trunk ou um E1 R2 ou ISDN para se ter comunicação com a rede telefônica de todo mundo.

Para a infraestrutura local da empresa é interessante a aquisição de aparelhos IP, criados para completar um sistema de telefonia sob IP. É possível também utilizar uma infraestrutura híbrida trazendo os telefones analógicos para a topologia IP utilizando um aparelho chamado ATA, que faz as conversões dos sinais utilizando o protocolo VOIP.

Como o PABX pode ser seu aliado na jornada para o Home Office?

Tendo como uma das vantagens a mobilidade, com o PABX IP, o colaborador consegue registrar através da internet, o seu ramal corporativo em sua residência ou fora da empresa, fazendo com que ele esteja presente no dia a dia de sua organização e no atendimento de seus clientes mesmo não estando alocado no escritório.

Em sua implantação, em comparação com um PABX convencional, a solução demanda menos investimentos e espaço de infraestrutura auxiliando na redução de custo, que consegue ser também atrativa quando se olha as tarifas praticadas pelas operadoras hoje em dia.

Uma outra vantagem interessante, é a possibilidade de criar uma central telefônica totalmente personalizada ao seu tipo de negócio, contendo todas as funcionalidades da telefonia convencional, como: transferências, siga-me e estacionamento de chamadas. No PABX IP, conseguimos também integrar com sistemas utilizados nas operações do cotidiano da sua empresa como um CRM, sistemas de chamados, além de funcionalidades de call center como criação de filas, transbordos, agentes.

O Home Office é uma tendência mundial

Fato é que o trabalho remoto oferece muitos benefícios para as empresas. É preciso estar atento às novas tecnologias que tornam essa realidade ainda mais viável e interessante para diferentes seguimentos.

O PABX IP é uma solução chave para manter o atendimento telefônico de sua empresa em pleno funcionamento independente do local em que sua equipe esteja alocada. É sempre importante lembrar que muitas pessoas ainda preferem utilizar o telefone para negociar e efetivar compras.

Sugiro que você continue entendendo mais sobre os benefícios do PABX IP e entenda como a telefonia IP ajuda sua empresa a vender mais.

 

 

[wp-review id=”17320″]

Checklist: Planejamento estratégico de TI e Segurança em 2025

Participe da comunidade de tecnologia da Tripla

Siga a Tripla nas redes

Quer saber como nossas soluções podem beneficiar sua empresa? Converse com nossos especialistas!

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores