Diário de bordo Tripla – 5 dias na China (Shenzhen e Shanghai)

Diário de Bordo

Hoje vou passar um breve resumo da fantástica e surpreendente viagem para o velho continente. Foram 5 dias, começando pela cidade de Shenzen, onde visitamos a sede da Huawei e o centro de controle de tráfego da prefeitura de Shenzen e depois partimos para o evento Huawei Connect em Shanghai.

Dia 1 – Chegada em Shenzhen

Chegamos dia 14 de setembro a noite na cidade de Shenzhen e já ficamos impressionado com a tecnologia e beleza dessa cidade. Prédios imensos que durante algumas horas nos fins de semana realizam um show de luzes.

 

Dia 2 (manhã) – Visita à sede e showroom da Huawei

O segundo dia iniciou cedo. Às 7hrs da manhã partimos para à fábrica da Huawei, começando em um showroom das principais verticais de negócio e novidades tecnológicas. Muitas delas já em funcionamento em vários locais da China e sendo lançadas em breve para o restante do mundo.

Dentre vários produtos, o que mais me chamou a atenção foi o portfólio de SDCs (câmeras definidas por software) que integram tecnologias de ponta como visão assistida por Inteligencia Artificial (IA), capaz de reconhecer mais de 200 rostos por quadro em áreas densamente povoadas, além de uma gama de serviços voltada para o setor de transporte que vou detalhar mais para frente.

 

Também vimos ao vivo a solução de disaster recovery OceanStor BCManager, que permite gerenciar centralmente várias soluções de DR, como soluções de DR ativo-passivo, ativo-ativo e geo-redundante.

Dia 2 (tarde) – Shenzhen Transportation Operation Command Center

Na parte da tarde realizamos uma visita ao Centro de Controle de transporte de Shenzhen, responsável pelo monitoramento de vias urbanas, estradas e ferrovias. Sem dúvidas um dos mais modernos do mundo.

Através da tecnologia SDSs + IA, eles  identificam diferentes situações de riscos e notificam as autoridades responsáveis, situações como alagamento, obstrução de via, situações de transito intenso e etc.

Dia 3 (manhã) – Visita a fábrica da Huawei

No terceiro dia fomos cedo para Guangdong onde fica localizado a fábrica da Huawei. O que me chamou atenção foi que antes de entrar nas instalações das fábricas, todos os funcionários passam por revistas com detectores de metais para evitar a entrada de câmeras e celulares. A prudência é justificada pelo temor de vazamento de imagens de produtos ainda não apresentados publicamente.

As instalações da Huawei são vazias, limpas e silenciosas. Praticamente todo o trabalho é realizado por máquinas e robôs.

Fábrica Huawei

Dia 3 (tarde) – Visita ao Centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D)

Na parte da tarde fomos conhecer o incrível centro de pesquisa da Huawei, um complexo construído recentemente que espera alcançar a capacidade para 50 mil profissionais.

Está construindo um campus com características de algumas das principais cidades da Europa, as divisões de trabalho são divididas em cidades, inclusive com uma linha férrea interna para a locomoção dos profissionais.

Dia 4 e 5 – Huawei Connect – Shanghai

O penúltimo dia na China começou na cidade de Shanghai. Fomos ao evento Huawei Connect 2019, no qual reúne mais de 300 mil participantes, importantes executivos, experts da indústria, parceiros e desenvolvedores para compartilhar experiências e novidades.

Entre os anúncios feitos pela Huawei está o investimento de US$ 1,5 bilhão, que será realizado durante um período de cinco anos, no seu ‘Developer Program 2.0’. O objetivo é firmar parcerias com empresas e desenvolvedores para construir um ecossistema da indústria da computação. Até o momento, a Huawei conta com 1,3 milhão de desenvolvedores individuais cadastrados no programa e trabalha em conjunto com 14 mil desenvolvedores de empresas para inovar produtos e soluções que agregam valor aos clientes.

A Huawei também anunciou o lançamento do ‘Programação e Arquitetura do processador de IA Ascend: Princípios e Aplicações de CANN’.

 

No evento tive a oportunidade de conhecer as novas linhas de produtos da Huawei, compartilhar experiencias e tirar dúvidas com os engenheiros por linha de produto e vertical de negócio.

Muitas inovações voltadas para a vertical de transporte, com soluções que vão desde câmeras SDCs para maior eficiência e segurança;

À comunicação 5G e LTE-R para transmissão de dados sem fio ao longo da malha ferroviária.

 

E chegamos ao final do 5 e último dia com o coquetel de encerramento do evento na cobertura do hotel Indigo com essa maravilhosa vista da noite de Shanghai.

Tripla em Shangai

Volto para o Brasil com ótima impressão da China. Adorei a comida (muito seafood e vegetais) e fiquei muito surpreso pela organização e infraestrutura das cidades de Shenzhen e Shanghai.

O evento HC Connect foi ótimo para conhecer as tendências de diversas áreas de tecnologias que podem ser aplicadas em nosso mercado.

Em breve muitas novidades dessa gigante da tecnologia estarão disponíveis no Brasil #ConteComaGente

 

 

[wp-review id=”16335″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores