Saiba, de forma objetiva, quais as principais diferenças entre antivírus pago e grátis. Entenda se esse investimento realmente compensa.
Muitos de nós, é claro, sempre irão preferir produtos gratuitos. Com um antivírus, não é diferente. O antivírus pago, aos olhos de muitas empresas, tem um ponto de desvantagem claro: seu custo.
Entretanto, será que estamos lidando com isso do modo correto? Em primeiro lugar, é preciso saber que muitos dos antivírus grátis não têm “custo zero”. Além disso, há soluções de antivírus pago em diversos níveis.
Em geral, à medida que subimos na escala, ganhamos mais funcionalidades e propriedades. Os níveis mais altos incluem soluções de firewall mais poderosas e ferramentas mais completas de análise de sistemas e redes, por exemplo.
Mais proteção
O software de antivírus gratuito fornece a proteção mínima que uma máquina precisa ter. Ferramentas assim geralmente rastreiam os malwares mais comuns e, muitas vezes, fazem o escaneamento de forma programada. Alguns deles têm ferramentas adicionais, mas é a partir delas que ocorre a “pegadinha”.
A grande maioria dos antivírus gratuitos são, na verdade, um test drive para conhecer o produto final. Eles fornecem itens básicos de proteção, mas sempre que uma ameaça maior aparece, é preciso pagar um adicional para acesso a uma nova ferramenta.
O antivírus pago convencional, por outro lado, na maioria das vezes, consiste na versão completa do antivírus gratuito. Ao invés de pedir que você adquira ou pague por novos serviços e funcionalidades, ele já os traz na versão original.
O antivírus pago oferece ferramentas que não são comuns aos softwares gratuitos, como a identificação de tentativas de roubo de identidade, por exemplo.
Requisitos importantes na aquisição de softwares antivírus
Sem publicidade
Outra vantagem do antivírus pago é a ausência de publicidade. Softwares gratuitos exibem a todo momento propagandas, tanto de suas funcionalidades mais avançadas quanto de softwares de terceiros. Essa publicidade é condição que se faz necessária pelo fato de que, por trás de qualquer solução cibernética, existe uma empresa que deve subsistir de alguma forma. Anúncios em softwares gratuitos se fazem necessários pela carência de monetização, visto que não é investida uma quantidade em dinheiro pela aquisição do programa.
Ironicamente, alguns dos antivírus e malware solutions infectam máquinas com adwares – que exibem anúncios de modo sistemático e comprometem a performance da máquina (Saiba mais sobre adwares em nosso post clicando aqui).
Antivírus deixa o computador lento – Mito ou Verdade?
Essa é uma preocupação comum e uma das principais diferenças entre tipos de antivírus. É de conhecimento geral que todo software impacta no desempenho dos computadores, pelo fato de executar tarefas cotidianas.
As soluções de antivírus têm que realizar suas funções sem comprometer o desempenho dos dispositivos protegidos. A nova geração de antivírus possibilita um nível de proteção maior e utilizando poucos recursos de processamento.
Contudo, em soluções gratuitas, isso não ocorre, pois não há uma preocupação por parte dos desenvolvedores de antivírus gratuitos em harmonizar a segurança dos ativos com a manutenção da performance.
Artigo produzido por Hugo Bar – Diretor de Inovações e Novas Tecnologias
Atualizado por Henrique Domingues – Estagiário em Pré-Vendas de Infraestrutura
Revisado por Cleber Lima – Especialista em Segurança da Informação