Infraestrutura de TIC e desafios para transformação digital empresarial

Infraestrutura de TIC

A transformação digital (DX) é uma das principais prioridades para organizações de todos os tamanhos em todo o mundo. As empresas estão procurando se transformar digitalmente para fornecer serviços de tecnologia da informação (TI) de alta qualidade e agilidade, melhorar as experiências do usuário e permitir resultados de negócios avançados. Mas, as organizações lutam para se transformar digitalmente. De acordo com a Pesquisa Intelligent Campus Network de julho de 2020 do IDC, 19,1% das organizações estão nos estágios iniciais de sua jornada DX e outros 11,2% não foram transformados digitalmente. As empresas enfrentam diversos desafios à medida que procuram se transformar digitalmente. Os principais desafios incluem a dificuldade em obter garantia de experiência de ponta a ponta, a falta de habilidades de gerenciamento operacional e a dependência de infraestrutura desatualizada.

Esse post discute os resultados da Pesquisa de Rede Inteligente Global da IDC de julho de 2020, mostrando os desafios e oportunidades que as empresas enfrentam ao transformar suas redes de campus corporativo e organizações mais amplas, que são:

  • O nível atual de transformação digital e os principais desafios enfrentados;
  • O impacto da infraestrutura de TIC no campus DX;
  • Quais fatores estão impulsionando os investimentos futuros em tecnologia de rede, quais tecnologias de campus corporativo são usadas hoje na rede e quais tecnologias serão mais confiáveis no futuro?
  • Conselhos sobre como implementar a transformação de rede para acelerar DX no campus.

A IDC pesquisou 712 empresas globais e conduziu entrevistas detalhadas com cinco empresas.

Oportunidades e desafios de transformação digital

A última década viu uma mudança dramática na forma como as empresas operam. As empresas estão usando mais serviços digitais do que nunca. Os recursos de computação em nuvem, que se tornaram comuns, exigem uma conexão de rede robusta e de alto desempenho. Os usuários e dispositivos exigem conectividade móvel onipresente, e as operadoras estão procurando alavancar big data e análises para melhorar as operações de negócios e expandir as oportunidades de receita. Para atingir esses objetivos, as organizações perceberam a importância da transformação digital de suas operações.

A organização está totalmente transformada digitalmente

A maioria dos aspectos da TI corporativa foi transformada digitalmente

Alguns aspectos da TI corporativa foram transformados digitalmente

A organização está nos estágios iniciais de transformação digital

A organização não está transformada digitalmente, mas tem planos de transformação digital

A organização não foi transformada digitalmente e não tem planos de transformação digital

Source: IDC’s Intelligent Campus Network Survey, July 2020

De acordo com a pesquisa, 63,2% dos entrevistados relataram que suas organizações estão nas quatro categorias mais baixas de transformação digital: não transformada digitalmente, mas planejando a transformação digital, não transformada digitalmente e sem planos de transformação digital, nos estágios iniciais da transformação digital, e apenas alguns aspectos da TI corporativa foram transformados digitalmente. Apenas 8,4% dos entrevistados disseram que sua organização está totalmente transformada digitalmente.

A pesquisa descobriu que os principais objetivos das empresas em busca da transformação digital incluem fornecer melhor segurança, aumentar a eficiência operacional, fornecer serviços de TI de maior qualidade e mais ágeis e melhorar a experiência do usuário.

Fornece melhor segurança do ambiente de TI

Aumente a eficiência operacional

Fornece serviços de TI de alta qualidade e mais ágeis

Permite resultados de negócios mais bem-sucedidos (como aumento da receita de negócios)

Melhora a experiência do usuário

Apoia mais inovação empresarial

Mas, as empresas têm desafios para alcançar DX. Os principais desafios observados pelos entrevistados incluem a dificuldade de obter garantia de experiência de ponta a ponta, a falta de habilidades de gerenciamento operacional e a dependência de infraestrutura desatualizada.

As empresas exigem uma plataforma digital para superar esses desafios. A plataforma digital deve ter componentes de infraestrutura avançados, incluindo uma rede totalmente sem fio e sistemas de automação avançados para superar a falta de habilidades de gerenciamento.

Com base nos dados da pesquisa, as principais descobertas sobre a transformação digital corporativa incluem:

  • A transformação digital corporativa está nos estágios iniciais. Embora algumas organizações estejam mais adiantadas do que outras, quase 20% das organizações estão nos estágios iniciais do DX.
  • A experiência de ponta a ponta do usuário, dispositivo e aplicativo está se tornando um componente crítico das iniciativas de DX. As empresas desejam garantir desempenho de ponta a ponta de alta qualidade para todos os usuários, dispositivos e itens na rede.
  • A rede se tornou um importante facilitador de DX. As empresas estão percebendo cada vez mais a importância de uma rede corporativa avançada para alcançar DX.

A transformação da rede como um ativador da transformação digital

As organizações percebem que as redes corporativas também devem se transformar para permitir a transformação digital. A rede do campus corporativo é onde usuários, dispositivos e coisas se conectam à rede; onde os aplicativos são entregues e onde os dados que podem ser inestimáveis ​​para as empresas são criados e coletados. A LAN é composta por conexões sem fio (Wi-Fi) e com fio, incluindo POLAN e comutação Ethernet. A chave para oferecer suporte a esses componentes de infraestrutura de importância crítica é ter uma plataforma avançada sobre eles para garantir um gerenciamento eficiente e automatizado.

As empresas têm uma variedade de objetivos à medida que buscam a transformação da rede. Um fator importante é garantir experiências de alta qualidade para todos os usuários da rede. Outro fator é ter uma gestão eficiente da rede. Combinados, esses objetivos requerem uma rede avançada que seja confiável, forneça serviços altamente eficientes e inclua automação avançada. A imagem abaixo mostra a taxa de mudança que as empresas esperam na transformação de sua rede de campus corporativo nos próximos dois anos. 54,2% dos entrevistados esperam que a mudança de transformação da rede ocorra em uma taxa moderadamente rápida (7 ou 8 em uma escala de 1 a 10). O IDC perguntou: Quanto você espera que a rede do campus empresarial mude por meio da transformação digital e de rede nos próximos dois anos?

n = 712

Note: The rate of campus network transformation change is based on a scale of 1–10, where 1 = slowest rate of change and 10 = fastest rate of change.

Source: IDC’s Intelligent Campus Network Survey, July 2020

Objetivos de transformação da rede empresarial

Por que as redes de campus corporativos estão passando por essa mudança significativa? Três fatores que convergem para sobrecarregar as redes de campus corporativos hoje são:

  • Mais usuários e dispositivos do que nunca estão se conectando à LAN;
  • Os usuários e dispositivos estão acessando aplicativos de largura de banda mais alta, como tráfego de vídeo e voz;
  • Os usuários esperam conexões de baixa latência e ultra-confiáveis.

Os problemas de desempenho da rede degradam a experiência do usuário, portanto, as empresas procuram garantir redes altamente confiáveis. Enquanto isso, os usuários e dispositivos desejam ter mobilidade total em uma área da LAN. É insustentável confiar no gerenciamento manual para lidar com a capacidade e escala desse ambiente. As empresas devem adotar a automação avançada, de preferência, plataformas que aproveitem o aprendizado de máquina e a inteligência artificial.

As prioridades que orientam os investimentos futuros das empresas na rede do campus corporativo incluem melhor segurança do ambiente de TI, melhoria da experiência do usuário, aprimoramento dos recursos de automação da rede e aumento da capacidade. O IDC perguntou: Quais são os principais fatores que impulsionam os investimentos futuros da sua organização na rede corporativa do campus?

Melhore a segurança do ambiente de TI

Melhore a experiência do usuário

Aprimore os recursos de automação de rede

Aumente a capacidade

Reduza despesas operacionais

n = 712

Source: IDC’s Intelligent Campus Network Survey, July 2020

Desafios de transformação de rede

Existem desafios significativos para transformar a rede corporativa. Os maiores pontos problemáticos no gerenciamento de rede de campus empresarial incluem:

  • Usando tecnologia desatualizada: Os serviços digitais de alta largura de banda requerem os componentes de infraestrutura mais atualizados, como Wi-Fi 6 e POLAN, para garantir que a rede possa atender às necessidades do negócio.
  • Complexidade da tecnologia de rede dificultando a agilidade: as empresas estão procurando soluções de rede poderosas, mas, essas soluções também devem ser simples de implantar e operar. Os sistemas de gerenciamento inteligente que permitem às organizações automatizar tarefas ajudam a aliviar essa carga operacional.
  • Arquiteturas ineficientes: Além de infraestrutura avançada e ferramentas de gerenciamento, as empresas também estão procurando arquitetar seus sistemas para garantir que novas tecnologias adicionais possam ser incorporadas à rede no futuro. Isso requer uma arquitetura aberta e flexível.

Combinadas, essas preocupações indicam que as redes que foram construídas no passado não atendem às necessidades das empresas hoje. Os componentes de infraestrutura desatualizados e a complexidade do gerenciamento da rede destacam a necessidade de componentes e arquiteturas avançadas para atender às necessidades dos negócios digitais de hoje.

A IDC entrevistou cinco gerentes de rede corporativa para discutir seus objetivos e o progresso em direção à transformação da rede do campus empresarial. Uma empresa de consultoria na Ásia, por exemplo, empreendeu um grande projeto dentro da empresa para permitir a mobilidade perfeita para os funcionários em todo o edifício-sede da empresa. O objetivo da empresa era fornecer aos trabalhadores a capacidade de usar “hot desks“, o que significa que eles poderiam usar qualquer estação de trabalho no prédio. A ativação desse sistema exigiu que a empresa implantasse uma rede corporativa totalmente sem fio. “Há um foco muito mais forte em wireless hoje”, explicou o gerente de rede da empresa. Além de adicionar capacidade à rede sem fio, ferramentas de gerenciamento avançadas foram implantadas para identificar e corrigir rapidamente os problemas de desempenho antes que afetem os usuários. A empresa também está atualizando para pontos de acesso Wi-Fi 6 para garantir o serviço da mais alta qualidade para os usuários. “A rede é essencial; sem conectividade, você não poderá implantar recursos remotos, móveis e outras ferramentas de produtividade”, observou o gerente de rede. “Fornecer boa conectividade Wi-Fi e conectividade LAN é essencial para o processo de digitalização do negócio.”

Uma empresa de manufatura na América Latina está em meio a um importante projeto de transformação digital de gestão de convergência de TI e tecnologia operacional (OT) por meio de uma plataforma de gestão avançada. Ter uma plataforma centralizada que seja inteligente o suficiente para proteger o tráfego em ambos os segmentos criticamente importantes da rede é uma meta principal. “Temos diferentes VLANs para teste, para acesso de convidados, vigilância, voz sobre IP e segmentos específicos para tráfego de OT”, explicou o gerente de rede da fabricante. “Definitivamente, queremos ver convergência na rede.” O local de fabricação pode se beneficiar muito com o uso da tecnologia POLAN. “Temos muitos requisitos operacionais, com cabos replicantes”, observou o gerente de rede. “Com POLAN, há uma oportunidade de ter menos equipamentos de rede e gerenciamento mais fácil.” As plataformas de gerenciamento avançado também são de interesse. “Vejo muitos usos para ter pontos de comunicação de monitoramento de tecnologia de aprendizado de máquina.” A chave, disse ele, é ter uma plataforma inteligente no topo das redes de TI e OT que podem traduzir esses dados brutos em percepções acionáveis. Isso mostra a necessidade de uma plataforma totalmente inteligente para gerenciar a rede corporativa.

Tecnologias principais do campus da rede de empresas

Á medida que as empresas buscam adotar os serviços digitais, as redes devem se adaptar para atender às metas da empresa. Isso requer uma combinação de equipamentos de infraestrutura robusta, em redes com e sem fio, e plataformas de gerenciamento de software avançadas para controlar essas redes. Os dados da pesquisa mostraram grande interesse entre os entrevistados em tecnologia sem fio, gerenciamento baseado em nuvem e gerenciamento coeso de tecnologia com fio e sem fio, tanto hoje como no futuro (consulte a Figura 6).

Com base nos resultados da pesquisa, a IDC acredita que as tecnologias-chave que as empresas devem considerar para suas redes de campus incluem:

  • Uma rede sem fio que pode oferecer suporte total a todos os usuários, dispositivos e coisas para se conectar sem fio e circular livremente por todo o ambiente do campus;
  • Uma rede com fio capaz de lidar com tráfego de alta capacidade em longas distâncias, mantendo o desempenho, incluindo o uso de POLAN;
  • Uma plataforma de gerenciamento avançada que roda sobre esses componentes de infraestrutura para gerenciar toda a rede do campus empresarial, incluindo o acesso totalmente sem fio e camadas ópticas.

Conclusão

A rede é um componente fundamental para permitir a transformação digital e apoiar os negócios digitais do futuro. As empresas que adotam a transformação de rede colherão recompensas em sua jornada de transformação digital. Então, como as empresas devem proceder para transformar suas redes e, por sua vez, suas empresas mais amplas?

Em primeiro lugar, qualquer investimento deve ser feito com objetivos de negócios mais amplos em mente. Quais são os objetivos estratégicos do negócio como um todo e quais recursos de rede são necessários para apoiar os objetivos? O alinhamento das metas de transformação da rede com as metas de negócios mais amplas garantirá que as empresas tenham impactos tangíveis e duradouros nos negócios. O suporte de nível executivo também é importante.

Outra chave é adotar o gerenciamento automatizado em relação às operações manuais, contando com ML/AI sempre que possível. A escala e a complexidade das redes empresariais hoje, e ainda mais no futuro, exigirão que sejam gerenciadas por meio de plataformas avançadas, especialmente aquelas aprimoradas por ML e IA.

A rede está em uma posição única para impulsionar a transformação digital nas empresas. Agora, cabe às empresas em todo o mundo perceberem o potencial da rede para transformar seus negócios.

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