O que é firewall UTM?

Atualmente vivemos em um mundo com muitas ameaças cibernéticas, e cada vez mais nossos dados estão vulneráveis e suscetíveis a estas ameaças, onde nos últimos anos estamos vivenciando muitos casos de vazamento de informações e ataques direcionados as corporações, seja ela pequena, média ou grande porte.

Com a LGPD em vigor, várias empresas estão adotando soluções de segurança, onde o Firewall é uma das soluções mais usadas, pelo fato de atuar na linha de frente do seu ambiente, a fim de identificar, mitigar e bloquear ameaças e ataques direcionados a sua rede local.

Por isso, neste artigo abordaremos com mais detalhes sobre firewalls UTM.

O que é um firewall?

O termo “firewall” originalmente se referia a uma parede literal que impediria o incêndio de se espalhar dentro de um edifício ou veículo, ganhando tempo extra para os ocupantes escaparem.

Um firewall de rede funciona da mesma maneira. Como a parede, ele é projetado para não permitir que o “fogo” (neste caso, ameaças, ataques ou intrusos cibernéticos) passe para dentro da sua rede local, evitando, por exemplo, uma infecção de Malware vindo da internet (WAN) para os dispositivos do seu ambiente corporativo (LAN).

O firewall começou a ser usado na década de 80, mas foi com a popularização da rede na década de 90, que esta solução se aperfeiçoou e vem se aperfeiçoando cada vez mais, para garantir melhor a segurança para às redes privadas e ambientes corporativos.

Evolução dos Firewalls

Os firewalls evoluíram ao longo dos anos e se tornaram mais avançados desde que a tecnologia entrou em cena. Começando como um sistema básico de filtragem de pacotes no final dos anos 80, os firewalls monitoravam os pacotes enviados entre computadores. Agora, oferecem proteção e tecnologia mais avançadas, conforme destacado nesta linha do tempo:

  • No final de 1980, os firewalls de primeira geração foram desenvolvidos à medida que ataques a computadores pessoais geravam produtos antivírus.
  • Em meados de 1990, ataques de internet em redes levaram ao advento do firewall de segunda geração; o primeiro firewall de inspeção com informações de estado foi introduzido em 1993.
  • No início de 2000, os firewalls de terceira geração abordaram as explorações de vulnerabilidade na camada de aplicativo, levando a criação do “Intrusion Prevention Systems Products” ou em português, “Sistema de Prevenção de Intrusão” (IPS).
  • Em 2010, com aumentos nos ataques direcionados, incluíram serviços como o anti-bot e sandboxing.
  • Em 2017, ataques em maior escala geraram proteção ainda mais avançada.

Mas afinal, o que é um Firewall UTM?

Para esclarecer o que é um Firewall UTM, podemos começar pelo seu nome. A sigla em inglês significa “Unified Threat Manager”, que traduzida para o português seria “Gerenciamento Unificado de Ameaças”.

Ou seja, o Firewall UTM é uma solução que provê um conjunto de recursos e serviços de segurança, com um gerenciamento centralizado, a fim de conter ameaças cibernéticas, principalmente vindas da internet.

Com o Firewall UTM, os usuários da sua rede são protegidos com vários recursos, como antivírus, filtragem de conteúdo, filtragem de e-mail e web, anti-spam e entre outros, permitindo que uma organização consolide seus serviços de segurança de TI em um dispositivo, potencialmente simplificando a proteção da sua rede privada.

Recursos encontrados no Firewall UTM

Uma solução de firewall UTM possui os seguintes recursos de segurança:

  • Antivírus (Ex: Anti-malware/AntiSpyware);
  • Controle de tráfego, QoS e Shapping;
  • Firewall;
  • Filtro de conteúdo (Proxy);
  • Filtragem de pacotes;
  • Filtragem da Web;
  • Prevenção de intrusões (IPS);
  • Proteção de e-mail e Antispam;
  • Rede privada virtual (VPN);
  • Roteamento

firewall UTM

Como resultado, sua empresa pode monitorar todas as ameaças e atividades relacionadas à segurança por meio de um único painel de gerenciamento. Dessa forma, você obtém visibilidade completa e simplificada de todos os elementos de sua segurança.

Benefícios do uso de uma solução de Firewall UTM

Flexibilidade e adaptação

Com um Firewall UTM, pode-se usar um conjunto de soluções flexíveis para lidar com a variedade de configurações disponíveis na infraestrutura atual das empresas, onde é possível habilitar apenas o que precisa em uma seleção de ferramentas de gerenciamento de segurança, escolhendo o que é melhor para sua rede.

Em uma configuração normal sem um Firewall UTM, você terá que fazer malabarismos com vários componentes de segurança ao mesmo tempo, incluindo um firewall, controle de aplicativos, uma VPN e outros, onde isso pode consumir tempo e recursos da sua equipe.

Integração e gerenciamento centralizado

No entanto, com um UTM, você pode consolidar e controlar tudo com um único console de gerenciamento. Isso torna mais fácil monitorar o sistema, bem como endereçar componentes específicos dentro do UTM que podem precisar ser atualizados ou verificados.

Como exemplo, pelo fato da gerência de UTM ser centralizada, ele permite que você monitore várias ameaças simultaneamente, podendo enxergar com mais facilidade em quais componentes de sua rede essa ameaça pode afetar.

Em uma rede sem essa estrutura centralizada, quando um ataque de vários módulos está ocorrendo, pode ser muito difícil evitá-lo.

Solução de segurança mais rápida para empresas

Com um UTM, você pode agilizar a maneira como os dados são processados ​​e usar menos recursos ao mesmo tempo.

O Firewall UTM não requer tantos recursos e a eficiência que você obtém de um UTM pode permitir que você libere recursos para gerenciar melhor outros processos essenciais dependentes de rede.

NGFWs (Firewalls de última geração) vs. UTM (gerenciamento unificado de ameaças)

O UTM e os NGFWs são tecnologias de firewall que atendem a propósitos semelhantes, mas também são diferentes em algumas áreas principais.

Para ser claro, ambas as soluções protegem sua rede. Com um UTM, no entanto, existe a possibilidade de você obter serviços de que não precisa e, integrá-los à sua rede atual pode envolver um trabalho extra.

Com NGFWS, por exemplo os Firewalls da Linha XG da Sophos, você pode optar por ativar os recursos necessários para a sua organização, tornando-o uma solução UTM completa. Por outro lado, você pode optar por usá-lo apenas como um firewall ou ativar apenas algumas proteções, mas não outras.

Então qual solução usar no meu cenário?

Um NGFW é uma solução eficaz para empresas maiores, enquanto um UTM é recomendado para pequenas e médias empresas, pelo fato de ser relatado um menor desempenho em ambientes mais robustos.

Mas, independentemente do porte da sua empresa, o ideal é analisar todos os recursos da solução de segurança de perímetro na qual você pretende investir. Seja UTM ou NGFW, o importante é verificar se a ferramenta atende as demandas do seu negócio e se é escalável para o crescimento da empresa!

Se você está em dúvida sobre qual é a melhor opção de Firewall para o seu negócio, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo nessa escolha.

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla