Você já sabe o que é NG Antivírus e como esse produto pode ser útil para você?
Talvez você já tenha se deparado com essa terminologia. O NG Antivírus é um produto na área de segurança da informação relativamente novo.
Antes de mais nada, você deve estar se perguntando o que seria o tal “NG”. Essas duas letras representam a expressão “next generation”, ou seja, trata-se de um antivírus da próxima ou nova geração.
Entretanto, se não explicarmos direito, isso não quer dizer muita coisa, especialmente se você não é da área de TI. Então vejamos algumas características que determinam essa nova geração de sistemas de antivírus.
Diferença de abordagem
O NG Antivírus difere de maneira fundamental do antivírus tradicional. Os sistemas tradicionais operam com uma lógica focada nos scripts e malwares que ameaçam a máquina. Em outras palavras, esses sistemas possuem um banco de dados com assinaturas e características das ameaças existentes e escaneiam o sistema em busca desses scripts. Uma vez detectada a ameaça, ela é tratada e resolvida. E ponto final.
O NG Antivírus coloca seu foco no próprio sistema do endpoint a ser protegido. Ele examina todos os processos nos endpoints e detecta, a partir de algorítmos, a existência de malwares e scripts maliciosos.
Traduzindo, o NG Antivírus bloqueia e detecta ameaças com base em seu próprio comportamento e na forma que interferem no funcionamento dos sistemas. Após a detecção, as ameaças são tratadas e seus padrões de comportamento são retidos para uso em posteriores análises ao sistema.
Próximo passo
A verdade é que o NG Antivírus realiza todos os procedimentos que já são efetuados no antivírus convencional, mas vai além. No antivírus tradicional, a identificação de malwares ocorre em função da análise dos atributos, do conteúdo e da heurística de cada arquivo.
O NG Antivírus não deixa de realizar tais análises, mas também inclui em seu rol de inteligência aspectos de avaliação mais profundos, que resultam em um escaneamento mais holístico:
- Análise dos registros
- Padrões de acesso
- Configurações
- Atividade na rede
- Chamadas e requisições
Distinções na proteção
Você pode agora estar se perguntando como tudo isso ajuda na proteção dos sistemas. O fato é que o NG Antivírus oferece um monitoramento mais constante e com aprendizado em relação a ameaças já enfrentadas, mas vamos listar algumas vantagens nítidas em seu uso:
- Combate mais efetivo a malwares existentes e catalogados, com possibilidades de aprimoramento em novos ataques
- Prevenção e combate a malwares desconhecidos, com base no contexto dos ataques e no comportamento dos sistemas, em oposição à mera identificação com base em bancos de dados de ameaças
- Reforço da segurança dos sistemas baseado nos padrões e na frequência dos ataques
- Maiores possibilidades de remediar ataques e mitigar danos aos sistemas, uma vez que é possível comparar dados de desempenho, configurações e registros
Definido em uma palavra, o NG Antivírus é uma versão inteligente do antivírus convencional. Embora seu ponto de partida seja muito similar, sua atuação em máquinas e redes tende a melhorar conforme novas ameaças sejam apresentadas.
Em empresas, que enfretam ameaças novas a seus dados a cada dia, esse tipo de solução está deixando rapidamente de ser um luxo e tornando-se uma necessidade.
Agora que você já entendeu o que é NG Antivírus, sugerimos a leitura do post “O que é endpoint protection?”.
Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].
Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!
Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.
[wp-review id=””]