• Sobre
  • Business Units
  • Cases
  • Blog
  • Vagas
  • Sobre
  • Business Units
  • Cases
  • Blog
  • Vagas
Fale Conosco

O que é otimização de processos e quais seus benefícios

  • Edson Porteiro
  • Gestão de TI
  • janeiro 21, 2019

Toda e qualquer empresa possui uma cadeia em série de tarefas e atividades para realizar sua operação de negócios. Estes são os processos que tanto se fala hoje em dia em assuntos de negócio e administração.

E toda empresa que busque crescer, ser mais competitiva em termos de resultados e ter mais sucesso, tanto em faturamento quanto em lucro, precisa tornar esses processos melhores. Dar mais agilidade, dinamismo e economia de tempo e esforço para realizar esses processos.

Neste artigo, você vai conhecer a otimização de processos e como ela trás vários benefícios para uma empresa.

Acompanhe!

O que é a otimização de processos

A otimização de processos pode ser encarada e definida como um conjunto de ações com a finalidade de aumentar o desempenho dos processos, atividades, tarefas de um negócio. Ou seja, a otimização de processos é um meio para identificar etapas da operação de um negócio que podem ser melhoradas. E essa melhoria tem por finalidade colocar a empresa em uma posição de poder melhorar o seu desempenho geral, o que reflete nos resultados.

Assim, fica claro também que a otimização de processos não se limita a determinadas etapas da operação de um negócio. Toda e qualquer fase da operação, pode ser otimizado para gerar melhores desempenhos.

Por que otimizar processos é importante para uma empresa

Muitos empresários acham que a importância de se otimizar processos na empresa é estritamente técnica. Embora essa seja a função mais importante, pois busca gerar melhor desempenho para a operação da empresa, não é a única razão.

Como afirmamos no começo do artigo, a otimização de processos busca encontrar etapas da operação da empresa que podem ser melhorados, para então tomar ações práticas.

Todo o planejamento e trabalho de otimização de processos tem um peso na forma como a administração vê a empresa. Pois ela começa perceber que nunca tinha dado tanta atenção a forma como os processos são realizados na operação da empresa e que até então, bastava saber que tudo estava funcionando, mesmo que com o aproveitamento e desempenho aquém do possível.

4 vantagens e benefícios da otimização de processos

Uma vez que o processo de otimização está sendo realizado na empresa e que as etapas estão sendo melhoradas, diversos benefícios e vantagens podem ser percebidos.

Separamos quatro delas para que você entenda melhor por que otimizar os processos de uma empresa.

Redução de custos

Otimizar processos da operação reduz custos em — por exemplo —   energia, matérias-primas, colaboradores, ao mesmo tempo que otimiza tais custos.

Melhora na agilidade

Maior agilidade para executar os processos em todas as etapas da empresa, o que gera uma produção, prestação de serviço, atendimento, entrega, etc.

Melhora na qualidade da entrega

Em decorrência da redução de custos e melhoria de eficiência, os resultados em qualidade entregue aos clientes é maior, com custo igual ou mesmo menor para isso.

Maior clareza e visibilidade do processo

O processo de otimização trás mais clareza a toda a cadeia de etapas e processo do negócio, o que permite identificar melhor as falhas e corrigi-lás com soluções criativas e mais acertadas.

Otimizar é fundamental

Como você viu, otimizar processos da empresa é um trabalho que, não apenas é necessário, mas confere benefícios que auxiliam na melhor utilização de recursos, ganhos de produtividade e melhores resultados ao negócio.

Otimizar processos precisa ser uma prática contínua. Vale lembrar que isso esta diretamente ligado à gestão que é aplicada a empresa. É fundamental pensar que todos os setores não somente são passíveis de otimização de processos mas de fato precisam dessa prática. Por isso, gostaríamos de deixar uma sugestão de leitura. Desenvolvemos um material bem completo sobre gestão e como ela se aplica a empresas que visam alcançar melhores resultados e se posicionarem como referência.

Para receber mais conteúdos como esse, se inscreva em nossa newsletter.


Checklist: Planejamento estratégico de TI e Segurança em 2025

Participe da comunidade de tecnologia da Tripla

Siga a Tripla nas redes

Linkedin Instagram Youtube Facebook
Categorias
  • Artigo de opinião
  • Assuntos em alta
  • blog
  • Cibersegurança
  • Cloud
  • Cloudflare
  • Conectividade
  • Continuidade de Negócios
  • Gestão de TI
  • Governança e Compliance
  • Hive
  • Home Office
  • Infraestrutura
  • Inteligência Artificial
  • ISO 27001
  • ISP
  • LGPD
  • Licenciamento de Software
  • Microsoft
  • Network
  • News
  • Outros
  • Rede
  • SI
  • Tripla
  • Tripla Na Mídia

Quer saber como nossas soluções podem beneficiar sua empresa? Converse com nossos especialistas!

falar com um consultor

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Facebook Instagram Linkedin Youtube
Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
[email protected]
Proteção de Dados Pessoais
[email protected]
Políticas
Política de Privacidade
Código de Ética e Conduta
Política de segurança da informação
Conteúdo
Blog
Vídeos
Cloud & Data Center
Consultoria de Resiliência Cibernéticas
Modern Work
Tripla Cloud Service
Privacidade e compliance
Tripla Cloud Service
DPO como serviço
Gestão de Fornecedores
INSTITUCIONAL
Sobre
Carreiras
Casos de Sucesso
Segurança da Informação
Cyber Watch
Serviços Gerenciados de Segurança - MSS
Secure Access Service Edge - SASE
Network
Soluções SD_WAN Inteligentes
NOC 24x7
Conectividade sem fio WIFI 6 e 7
Copyright © 2020 Tripla
Tripla
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Fale com um de nossos consultores