O que é um antiransomware?

O que é antiransomware? Como trabalham softwares que enfrentam a maior ameaça virtual dos últimos tempos? Saiba até que ponto usar soluções grátis funciona.

Se você já sabe o que é um ransomware (se ainda não sabe, fique por dentro do assunto clicando aqui), provavelmente sabe que é preciso criar defesas específicas para esse tipo de ataque. Então a próxima questão a responder é: o que é um antiransomware e como ele funciona?

O que é um antiransomware?

O ransomware, como você já pode ver por aqui, é um script malicioso ou malware que torna redes e computadores reféns. Encriptando dados e informações, o ransomware impede o acesso do usuário e exige pagamento para liberação, geralmente em Bitcoins.

Em resumo: é o crime de extorsão 2.0.

Ataques em grande escala

Os ataques por ransomwares vêm crescendo de forma exponencial. A Symantec, uma das desenvolvedoras de proteções contra essa ameaça, registrou uma alta de 1100% no número de ataques em 2016.

Sistemas mais avançados de endpoint protection têm capacidade de lidar com essas ameaças e evitar a ação de muitas delas. Contudo, para usuários que se utilizam de soluções mais corriqueiras, o contágio pode ser inevitável.

Alternativas gratuitas

O fato é que existem muitas alternativas de antiransomware gratuitas. Algumas delas muito boas por sinal. O problema é que, embora elas sejam eficazes para remover ransomwares já conhecidos, não conseguem lidar com scripts ainda não registrados.

Se sua questão é remover esse tipo de malware da máquina, praticamente todos os grandes distribuidores de antivírus oferecem esporadicamente ferramentas específicas para remoção.

Contudo, a prevenção exige também boas políticas de backup e computadores sempre atualizados.

Para aqueles que ainda querem pesquisar mais sobre o assunto, mas permanecer razoavelmente prevenidos, a Microsoft é uma boa opção. O Microsofts Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET) é capaz de proteger e detectar algumas ameaças comuns de ransomware e mesmo scripts ainda desconhecidos. O principal ponto forte da ferramenta gratuita da Microsoft é sua frequente atualização contra novas definições de ransomwares.

Soluções mais avançadas

Sistemas de endpoint protection como o da Sophos (veja aqui o Intercept-X), possuem uma forma mais eficaz de lidar com infecções por ransomwares.

Alguns ransomware, contudo, não possuem ferramenta de remoção. O endpoint protection, nesse caso, isola o computador infectado na rede, escaneia demais máquinas e substitui arquivos encriptados pelo ransomware pelo backup seguro.

Entretanto, empresas com licenças mais abrangentes de sistemas de endpoint protection possuem linhas exclusivas de suporte para ameaças assim. Infelizmente, no caso do ransomware, a melhor política ainda é contar com especialistas, além do software em si.

Lembrando, claro, que embora os sistemas de endpoint protection sejam os mais eficazes contra essa nova ameaça, nunca há 100% de garantia. Empresas perderam milhões com ataques como o do WannaCry. Para reduzir mais os riscos, é preciso manter ações para mitigar perdas também:

  • Sistemas automatizados de backup
  • Cópias de segurança de arquivos
  • Políticas de segurança da informação sérias
  • Proteção contínua por plataformas de endpoint protection
  • Atualização constante de todos os softwares e sistemas
  • Políticas de reação e isolamento de máquinas infectadas ou atacadas

 

Agora que você já entendeu o que é um antiransomware, sugerimos a leitura de dois posts “O que é Endpoint Protection?” e “Conhecça as principais funcionalidades do Endpoint Protection“.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Kaspersky

It Pro

Avast

 

 

[wp-review id=””]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla