O que é VoIP?

o que é VoIP

Nos últimos anos, a chegada da telefonia e operadoras VoIP no Brasil causaram um efeito inesperado.

Onde o termo VoIP – que deveria atrair por suas vantagens – tornou-se algo meio que mal visto por muitos donos de negócio.

Mas, será que essas pessoas realmente sabem o que é VoIP?

Ou será que até você mesmo é uma dessas pessoas que pode estar com uma ideia um pouco distorcida sobre o VoIP?

Se sim, então é muito importante que leia nosso artigo de hoje com muita atenção.

Vamos mostrar o que é o VoIP, como funciona, esclarecer alguns mitos e mostrar como ele pode ser justamente o que sua empresa precisa.

Sem mistérios, o que é VoIP e de que forma funciona

O VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que utiliza-se da conexão com a internet para fazer chamadas telefônicas. O VoIP surgiu na década de 1990 e já foi considerada um fracasso por causa da baixa velocidade na transmissão de dados.

O VoIP funciona transformando a voz humana durante a ligação em pacotes de dados – como os de qualquer arquivo que pode ser baixado na internet – e os transmite para o destinatário. Destinatário esse que pode ser tanto um aparelho de telefone quanto um computador.

O mesmo vale para videochamadas, onde a imagem além da voz é convertida em dados e transmitida.

O VoIP foi mal visto durante bom tempo devido sua qualidade em chamadas de grande distância. A 10 anos atrás a velocidade de links de internet e constância de acessos era de baixa qualidade e mais rudimentar. O uso da internet para ligações VoIP era muito precário.

No entanto, com a sua evolução, a tecnologia hoje consegue suportar uma conversa em vídeo chamada simultânea sem atrasos ou perdas. Qualidade que não é perdida mesmo que a distância entre os participantes da chamada seja de milhares de quilômetros.

Como e porque usar o VoIP para integração de unidades

A tecnologia da telefonia VoIP pode ser utilizada de várias formas.

Algumas dessas opções são os softphones, aplicativos, dispositivos ATA e o telefone IP. Explicamos o que são e como funcionam essas opções em um outro artigo, onde mostramos como fazer ligação pela internet.

A tecnologia VoIP pode ser implementada na conexão entre empresas (matriz e filiais) a longa distância criando um ambiente de telefonia unificado através da integração entre sistemas de PABX IP e endpoints.

É recomendado o uso da tecnologia VoIP principalmente para empresas que possuem infraestrutura compatível com os pré-requisitos técnicos necessários.

Para realização de ligações telefônicas, a tecnologia SIP é uma evolução natural referente ao VoIP, com mais qualidade de ligações, constância e garantia de entrega. As empresas que utilizam a tecnologia SIP são de grande porte, melhor infraestrutura e atualmente tem preços mais competitivos. Geralmente as empresas VoIP são de pequeno e médio porte com infraestrutura limitada para expansão e garantia de entrega ainda duvidosa.

Com essa mudança de cenário, usar operadoras VoIP ficou em desuso. Realizar ligações telefônicas utilizando troncos SIP é a nova tendência do mercado, pois os preços ficaram mais populares e acessíveis.

Agora, ao falarmos em razões para utilizar  ou migrar para a telefonia VoIP realizando ligações entre unidades, podemos considerar os três pontos a seguir:

Sem Custo

Utilizar a telefonia VoIP entre unidades é dizer adeus aquele receio de ligar para longas distâncias. Trafegar voz pela internet, acessando ramais entre empresas, criando um ambiente unificado, sem custo de ligações, é um recurso relevante para redução de custos para chamadas interurbanas.

Comunidade de Negócios

Disponibilizar a clientes estratégicos, ramais remotos/externos para ligações gratuitas e acesso direto a empresa. O cliente pode ter em sua empresa telefone ip, softphone ou app mobile sip para falar sem custo.

Mobilidade

Facilidade de disponibilizar para funcionários remotos, colaboradores em home office, parceiros, fornecedores ramais externos. O VoIP facilita a comunicação entre funcionários internos, externos e clientes.  

Vantagens e desvantagens da telefonia VoIP

Além do baixo custo, mobilidade e serviços de integração, a telefonia VoIP ainda conta com alguns benefícios.

Dentre eles está a integração que possibilita utilizar o VoIP em praticamente qualquer dispositivo com conexão à rede. O Voip pode conectar voz, sistema de monitoramento (câmeras de segurança), sistema de alta voz (corneta IP e alto falante IP), interfones e soluções em automação.

Em termos de desvantagens a mais impactante na tecnologia VoIP é a oscilação da internet. Algo que pode ser resolvido pelo uso de uma conexão por fibra ótica.

Conclusão

Você acaba de saber o que o VoIP realmente é. Suas características, funcionalidades, além das vantagens e desvantagens de usar essa solução.

Se você está com dúvida quanto a uma solução, é sempre interessante conhecer outras possibilidades a fim de conseguir escolher a melhor solução para sua empresa. Por isso, sugerimos a leitura de um texto que explica tudo o que você precisa saber sobre um PABX IP, uma outra solução de telefonia que utiliza a internet para realizar ligações. Leia e entenda melhor sobre suas possibilidades.

Quaisquer dúvidas, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.

Por hoje é isso, até logo!

 

 

[wp-review id=”13563″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores