Por que comprar antivírus?

Por que comprar antivírus? Minha empresa realmente precisa?

Quem tem uma empresa sabe que é necessário proteger suas informações, tudo o que a sua empresa faz está registrado em algum computador. Há dados bancários, de faturamento, informações pessoais e profissionais de seus colaboradores e clientes e muito mais. E, infelizmente, isso tudo está em risco constante. Então, em caso de ataques, as perdas são irreparáveis, até porque, informação é algo com valor financeiro que muitos não contabilizam.

As organizações devem sempre utilizar um antivírus corporativo, para garantir que não haja infiltrações e evitar roubos e as invasões do sistema.

Quais são os problemas causados por vírus?

As ameaças virtuais vêm de vários lugares (veja aqui como surgem as ameaças virtuais): e-mails, sites, pendrives e até mesmo de programas baixados ilegalmente, que muitas vezes trazem consigo malwares, worms, rootkits ou até mesmo os chamados cavalos de troia, que deixam o sistema da empresa totalmente vulnerável. Quando os computadores corporativos são infectados, isso causa uma grande lentidão da rede, o que diminui a produtividade dos funcionários e abre brechas para o vazamento de informações confidenciais.

Os impactos de uma infecção ou um ataque cibernético são vários:

  • Perda de Informações: Se o objetivo da praga virtual é eliminar os dados que estão no computador, eles são capazes de excluir ou bloquear tudo que está em um disco rígido. Veja nesse artigo sobre o ataque WannaCry.
  • Deixar o PC lento: Quando o computador fica repentinamente devagar, sem nenhum motivo aparente, uma causa provável é a contaminação por vírus, que geralmente atacam os arquivos essenciais para o funcionamento do sistema operacional.
  • Causar vulnerabilidade: Algumas porcarias virtuais possuem a intenção de criar brechas na segurança do sistema, para que ele possa ser acessado remotamente por um hacker.
  • Capturar informações: Por meio de keyloggers e outros aplicativos, os vírus são capazes de registrar o que o usuário digita no teclado ao acessar o site de um banco, por exemplo.

Minha empresa precisa de um antivírus corporativo?

Muitas vezes os empresários não conhecem os riscos de se utilizar soluções de antivírus grátis ou doméstica para proteger as máquinas de suas empresas, e, assim, optam por essa estratégia, por acreditarem que estão fazendo economia. Essa atitude, na maioria das vezes por falta de informação, eleva muito o risco de um ataque cibernético e impactos financeiros centenas de vezes superiores ao valor da licença de uma boa solução de antivirus ou endpoint, pois essas ferramentas gratuitas são pouco eficazes.

Por que comprar antivírus

O uso de antivírus corporativo é essencial para a proteção dos dados da empresa, e seu uso deve ser algo indispensável para a saúde tecnológica do negócio.

Sua empresa já utiliza um bom antivírus? Se não, já teve que enfrentar problemas de infecções ou vazamento de informações. Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte conosco!

 

Agora que você já entendeu o porque de comprar um antivírus, sugerimos a leitura do post “O que é licenciamento de antivírus”.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

[wp-review id=””]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla