Relatório Forrester – Análise das principais soluções de rede sem fio

Forrester

A Forrester realizou uma avaliação (Q3, 2019) do mercado emergente de soluções sem fio e identificou os oito fornecedores mais significativos neste segmento – Aerohive, Aruba, Cambium Networks, Cisco Aironet, Cisco Meraki, Extreme Networks, Huawei e Juniper Networks.

O relatório detalha as descobertas sobre o grau de eficiência da solução de cada fornecedor em relação a dez critérios e a posição deles em relação uns aos outros. A Forrester sugere que os profissionais de infraestrutura e operações possam usar o estudo para selecionar o parceiro certo para suas necessidades sem fio mais amplas, que vão além das redes wireless.

Soluções de conectividade sem fios devem expandir além do Wi-fi

Na última década, o Wi-Fi tem sido o meio exclusivo de conectividade sem fio para dispositivos de tecnologia dentro das empresas; existe um mercado próspero de hardware, software de gerenciamento e monitoramento em torno dele. No entanto, o Wi-Fi não é a única forma de conexão sem fio. O relatório da Forrester sobre mapas de calor de “Internet das Coisas para Excelência Operacional” em 2019 mostra que 38% dos entrevistados implementaram ou estão expandindo sua adoção de soluções de IoT, com outros 27% planejando implementar soluções ou aplicativos de IoT nos próximos 12 meses. Muitos desses dispositivos, que podem incluir lâmpadas, termostatos ou hidrômetros, conectam-se através dos protocolos descritos no relatório da Forrester. A LoWPAN Technologies redefine a infraestrutura e as operações sem fio por um amplo conjunto de razões, como bateria melhor recursos de vida ou malha.

Os profissionais de I&O responsáveis ​​pelas redes estão percebendo a importância das tecnologias de rede pessoal sem fio de baixa potência (LoWPAN) e o crescente papel que elas desempenham na malha de rede. Você pode obter um sistema de gerenciamento separado para cada tecnologia LoWPAN – mas, uma abordagem melhor é usar uma solução sem fio unificada que combine as tecnologias sem fio em uma plataforma. Isso ajuda:

  • Melhore a eficiência operacional: bluetooth e Zigbee usam a faixa de 2,4 GHz. Quando se trata de solucionar problemas ou projetar ambientes sem fio, os profissionais de rede devem ter a capacidade de ver as várias tecnologias usando esse espaço na mesma interface de gerenciamento. Os erros e os custos de gerenciamento aumentam se os operadores tentarem variar as informações entre dois sistemas que podem ou não ter recursos semelhantes, como mapas de calor.
  • Maximize os benefícios sem fio: os telefones celulares utilizam o Wi-Fi para aumentar a conectividade GPS ou celular para melhorar os serviços de localização ou links de dados. Da mesma forma, várias tecnologias sem fio da área local e pessoal podem melhorar os serviços de localização ou a conectividade do dispositivo dentro dos edifícios.
  • Diminua a sobrecarga e o gerenciamento de hardware: cada tecnologia sem fio tem seus próprios pontos fortes e fracos. A maioria dos padrões LoWPAN usa alguma variação do padrão 802.15.4, que pode ser incorporado em um único gateway. Embora algumas tecnologias sem fio possam exigir diferentes padrões de implantação, ainda há sobreposição no que você precisará para gerenciá-las. Faz sentido aproveitar o hardware que possui a maioria dos recursos que você deseja e, em seguida, preencher áreas com gateways mais dedicados.

Visão geral da avaliação de soluções sem fio

Forrester

A Forest New Wave avaliou os principais fabricantes agrupados em 10 critérios e estratégias atuais. Oito soluções participaram dessa avaliação: Aerohive Networks, Aruba, Cambium Networks, Cisco Aironet, Cisco Meraki, Extreme Networks, Huawei e Juniper Networks. Cada uma dessas soluções possui:

  • Software para gerenciar duas ou mais tecnologias sem fio de área pessoal ou local: cada solução sem fio inclui um sistema de gerenciamento Wi-Fi e pontos de acesso, além da capacidade de gerenciar outra tecnologia sem fio, como a ANT; Bluetooth; EnOcean; Fio; wirelessHART, ZigBee ou tecnologia sem fio semelhante.
  • Hardware que oferece várias opções de conectividade sem fio na área pessoal ou local: a solução possui produtos de hardware que incluem pontos de acesso que suportam uma segunda tecnologia sem fio ou um gateway separado de pontos de acesso Wi-Fi que suporta uma ou mais tecnologias sem fio.
  • Pontos de acesso e/ou gateways totalmente controlados por um sistema de gerenciamento: a Forrester avaliou os fornecedores que possuem duas linhas de produtos diferentes, definidas por sistemas de gerenciamento separados e hardware correlacionado, como duas soluções separadas.
  • Experiência em grandes empresas: definimos uma grande empresa como tendo mais de 5.000 funcionários; não incluímos soluções focadas em pequenas empresas ou no mercado intermediário.
  • Interesse ativo entre os clientes da Forrester: nosso foco foi nas soluções mais relevantes para os clientes da Forrester, como mostra a frequência das solicitações dos clientes.

Critérios de avaliação

Opções de conectividade sem fio

Quais tecnologias de conectividade sem fio o fornecedor oferece em seu portfólio de produtos sem fio além do Wi-Fi? É possível transmitir e receber dados como firmware ou configurações de ou para o dispositivo de terminal nas outras tecnologias sem fio?

Opções de hardware sem fio

Qual porcentagem dos pontos de acesso Wi-Fi do portfólio (APs) atualmente tem a capacidade de fornecer conectividade para uma ou mais tecnologias LAN / PAN sem fio? Alguns ou todos os pontos de acesso Wi-Fi podem ser atualizados por firmware ou base modular para suportar uma segunda tecnologia sem fio?

Gerenciamento centralizado sem fio

O fornecedor oferece uma solução de gerenciamento unificado (com base na nuvem, no local ou nas duas opções) para as tecnologias sem fio? O gerente de rede pode ver e gerenciar as configurações dos APs / gateways / roteadores para as outras tecnologias sem fio?

Visibilidade do espectro e do dispositivo

O software de gerenciamento fornece um mapa de calor, mostra os dispositivos conectados e mostra o hardware das tecnologias sem fio? Os clientes podem gerenciar o hardware de cada tecnologia sem fio, como canal, intensidade do sinal ou saltos?

Monitorando e solucionando problemas

Espectros (RF)? Existem serviços de localização para dispositivos finais, gateways e pontos de acesso para as outras tecnologias sem fio? O fornecedor oferece ferramentas de solução de problemas para resolver problemas de conectividade ou problemas de tráfego nas conexões sem fio?

Programabilidade

Quais APIs e linguagens de modelagem de dados o sistema de gerenciamento suporta? Quanto da segunda configuração de tecnologias pode ser configurada por meio das APIs? Existem SDKs disponíveis? O vendedor oferece códigos pré-construídos, classes de programação e centros/repositórios de conhecimento sem fio?

Segurança

Existem controles de acesso à configuração do hardware que transmitem as outras tecnologias sem fio, como autenticação por radius? Que tipos de controles de segurança (segmentação, quarentena ou tunelamento para firewalls) existem para dispositivos finais conectados às tecnologias sem fio?

Posicionamento da solução

Quão bem a visão e a estratégia do produto se alinham para o ambiente sem fio múltiplo para o mercado de operações de TI? Como a posição do fornecedor coloca seu produto em relação a outros fornecedores? Que capacidades diferenciadoras a solução ou o fornecedor oferece?

Road Map

Até que ponto a visão e a estratégia do produto se alinham ao ambiente multi-wireless para o mercado de operações de TI? Quais recursos de diferenciação a solução ou o fornecedor oferece? Como o fornecedor está atendendo à necessidade única de alguns mercados e indústrias verticais?

Market approach

A empresa está executando uma abordagem bem-sucedida de entrada no mercado? O fornecedor possui uma tecnologia bem pensada e uma estratégia de parceiro de canal?

Quickcards da Solução

Aruba Networks

Os clientes elogiaram as interfaces de gerenciamento, as ferramentas de monitoramento e os serviços de localização da Aruba Networks, especialmente a capacidade de conectar dispositivos IoT usando opções sem fio, além de apenas usar o Wi-Fi com os pontos de acesso (APs) da Aruba.

Forrester

  • Lidera o pacote com serviços de localização robustos e recursos multiwireless: Aruba fornece a funcionalidade de orientação para ajudar os serviços de engajamento contextual e oferece serviços de localização de administradores para ativos. As opções Bluetooth, Wi-Fi e Zigbee também ajudam as empresas a se conectarem aos dispositivos IoT para criar uma malha de rede para os negócios.
  • Precisa otimizar sua oferta: Aruba pode melhorar a maneira como alguns dos recursos e capacidades de vários pacotes de software se reúnem para servir a uma função específica. Isso leva a maior complexidade e tempo de implantação.
  • Indicado para empresas que precisam de serviços sem fio avançados: as organizações que precisam de serviços de localização para clientes, a capacidade de acompanhar ativos e pessoas da empresa e a capacidade de gerenciar dispositivos de IoT usando uma tecnologia LoWPAN devem selecionar Aruba.

Huawei

A Huawei obteve notas altas dos clientes pela capacidade da solução de oferecer suporte às implantações de IoT em uma única plataforma. Além disso, os clientes elogiaram a capacidade da empresa de criar soluções especializadas para as necessidades de uma vertical específica, como conectividade para etiquetas eletrônicas de prateleiras.

Forrester

  • Oferece várias tecnologias LoWPAN e um sofisticado sistema de gerenciamento: a Huawei oferece opções de conectividade LoWPAN com Bluetooth, RFID e Zigbee nos pontos de acesso ou nos complementos do módulo. Ao definir atributos como pontos de entrada/saída e intensidade do sinal, o sistema de gerenciamento configura uma rede LoWPAN altamente confiável para dispositivos IoT.
  • Ainda precisa melhorar os serviços de localização: embora os administradores tenham alguns recursos básicos de visibilidade com Wi-Fi e Bluetooth, a solução da Huawei carece de visibilidade em tempo real dos dispositivos em um mapa em todos os protocolos sem fio.
  • Indicado para empresas que precisam usar várias tecnologias sem fio: possui uma vasta seleção de controladores, APs (indoor, outdoor, industrial) e antenas que podem atender a uma empresa multinacional com um conjunto altamente diversificado de áreas, como: escritórios corporativos, hotéis, universidades, escritórios e ambientes industriais (industriais, ferrovias, estradas, aeroportos).

Juniper Network

As referências da Juniper Networks destacaram sua maneira simples de implantar serviços avançados de localização e configurações de alertas com base em altos níveis de granularidade, como portas.

 

  • Fornece serviços de localização robustos e gerenciamento simplificado: a oferta Juniper Mist definiu o padrão na implantação de serviços de localização de maneira fácil, usando apenas APs e software de gerenciamento com a tecnologia de beacon virtual da Os clientes podem implementar o wayfinding e também obter uma visão mais granular dos ativos e das pessoas para melhorar os serviços e solucionar problemas.
  • Ainda precisa aprimorar seus recursos de Bluetooth além do beacon: os clientes da Juniper se beneficiariam se a capacidade do Bluetooth fosse aprimorada, apenas direcionando a funcionalidade Bluetooth 0 para o gerenciamento de dispositivos IoT.
  • Indicado para empresas que procuram serviços de localização fáceis de usar: a solução da Juniper atrairá mais as empresas com a difícil tarefa de implantar serviços de localização interna. Oferece um engajamento altamente dinâmico que envia beacons específicos com base na hora do dia.

Cisco Aironet

O grupo de produtos Cisco Aironet não pôde fornecer uma referência de cliente usando nenhuma funcionalidade LoWPAN em sua plataforma sem fio para a Forrester entrevistar.

Forrester

  • Fornece uma variedade de opções de hardware em sua plataforma sem fio: os clientes da Cisco podem escolher entre uma variedade de pontos de acesso com recursos sem fio incorporados. Alguns pontos de acesso têm portas USB que permitem aos clientes adicionar dongles da Cisco ou de terceiros com outras opções sem fio.
  • Ainda precisa criar uma plataforma de conectividade sem fio IoT: o Cisco Aironet deve passar do estágio de apenas fornecer serviços de localização para habilitar um rico conjunto de serviços de conectividade através de Bluetooth e outras tecnologias sem fio. Isso permitirá que os clientes gerenciem termostatos, lâmpadas e outros dispositivos de IoT em uma plataforma.
  • Indicado para empresas com ambientes físicos complexo: a Cisco Aironet possui uma vasta seleção de controladores, APs e antenas que podem atender a uma empresa multinacional com um conjunto altamente diversificado de áreas, como: escritórios corporativos, centros de P&D, escritórios de vendas e edifícios industriais.

Cambium Networks

Os clientes indicaram que a Cambium era a única empresa que lhes permitia gerenciar um conjunto de dispositivos e sensores usando conectividade sem fio em distâncias curtas e longas através de um sistema de gerenciamento.

Forrester

  • Oferece uma plataforma de gerenciamento unificado na LAN e WAN sem fio: a empresa oferece a capacidade de gerenciar soluções de conectividade de banda larga, banda estreita e Wi-Fi através de uma única plataforma de gerenciamento, o cnMaestro.
  • Ainda é necessário adicionar conectividade de dispositivo em tempo real e mapas de calor: embora os clientes possam fazer o planejamento sem fio em grandes áreas, o Cambium não oferece a capacidade de os clientes verem dispositivos em um mapa geográfico ou padrões de espectro em um mapa de calor.
  • Indicado para áreas com opções limitadas com fio: as empresas que utilizam máquinas e sensores em áreas desafiadoras para conexões com fio, como: minas, subestações de serviços públicos ou campos de petróleo, devem selecionar a Cambium Networks. Uma ampla variedade de tecnologias sem fio suporta conectividade ponto a ponto e ponto a multiponto em áreas pessoais, locais e amplas.

Extreme Networks

A Extreme Networks não pôde fornecer uma referência ao cliente usando nenhuma funcionalidade LoWPAN em sua plataforma sem fio para a Forrester entrevistar.

Forrester

  • Oferece análise de localização e análise de fluxo de tráfego: a solução sem fio da Extreme fornece fluxo, posicionamento, zona e outros tipos de informações agregadas da coleta de dados BLE e Wi-Fi. Os profissionais de negócios e tecnologia podem extrair informações detalhadas de localização para obter informações sobre os padrões de movimento e melhorar as experiências dos clientes ou a eficiência operacional.
  • Ainda precisa otimizar o portfólio de produtos: a Extreme fez várias aquisições nos últimos anos, e os clientes lutam para entender as vantagens e desvantagens entre as diferentes ofertas, pois, nem todas as plataformas e produtos interoperam entre si.
  • Indicado para empresas que buscam melhorar o fluxo de trabalho físico: fabricantes, logística e varejistas que otimizam as operações dos funcionários devem considerar o uso da solução sem fio da Extreme. A análise zonal, os tempos de permanência e as informações do fluxo de tráfego podem melhorar a localização e o movimento de ferramentas, componentes ou máquinas.

Cisco Meraki

Os clientes elogiaram a interface de gerenciamento simples da Meraki e a capacidade de encontrar ou extrair facilmente informações da plataforma de gerenciamento em nuvem.

Forrester

  • Fornece um sistema de gerenciamento baseado em nuvem fácil de usar: espelhando a simplicidade que a Apple trouxe para os celulares, a Meraki trouxe simplicidade ao gerenciamento sem fio. A Cisco, depois de adquirir a Meraki, posicionou a linha de produtos como uma solução para empresas altamente distribuídas que não precisam de todos os muitos recursos da linha de produtos Meraki e preferem um gerenciamento simplificado para locais menores, como um restaurante de serviço rápido.
  • Ainda precisa melhorar a visibilidade do cliente Bluetooth: a interface de gerenciamento Meraki fornece informações básicas sobre clientes Bluetooth e configurações de AP. Os usuários precisam obter informações de localização sobre pontos de acesso e clientes Bluetooth por meio da API da
  • Indicado para uma empresa com vários locais remotos: restaurantes de serviço rápido, lojas de conveniência e outros tipos de empresas franqueadas se beneficiariam de um sistema de gerenciamento baseado em nuvem.

Conclusão

No relatório, as soluções da Aruba Network e Huawei foram consideradas diferenciadas. A Aruba, em seis das dez categorias sobre as quais todos os fornecedores foram medidos, incluindo conectividade sem fio, hardware sem fio, visibilidade de espectro/dispositivo, segurança, posicionamento de solução e road map. A Huawei foi considerada diferenciada em cinco das dez categorias, incluindo conectividade sem fio, hardware sem fio, gerenciamento, programabilidade e posicionamento da solução.

Para saber mais sobre WIFI 6, leia esse artigo.

 

 

[wp-review id=”17288″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla