Como funciona um vírus de computador

Entenda mais como funciona um vírus de computador, uma ameaça cotidiana.

Ameaças virtuais são hoje uma realidade para todos. Mas como, afinal, funciona um vírus de computador (caso não esteja familiarizado clique aqui e entenda o que é um vírus de computador)? Você já sabe que eles podem danificar arquivos e comprometer o funcionamento de suas máquinas, porém é preciso entender isso um pouco mais a fundo.

Tipos de infecção

Primeiro, é preciso entender de que formas um vírus de computador infecta uma máquina. Há, a grosso modo, alguns tipos básicos de infecção com os quais você tem de tomar cuidado:

  • Rodando programas – O vírus tradicional, existente desde antes do advento da internet, é um script que precisa ser executado em sua máquina. Ele funciona a partir do momento em que você executa um arquivo infectado, e passa assim a multiplicar-se em sua máquina, infectando outros arquivos.
  • A partir de e-mailsRecebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
  • Vírus de script – Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.
  • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

Cada tipo de vírus possui métodos diferentes de chegar até você, mas todos eles possuem potenciais individuais de dano. Entender como um vírus funciona é parte do trabalho dos desenvolvedores de antivírus e profissionais de segurança da informação. Especialmente em programas mais recentes de Endpoint Protection ou Next Generation Antivirus, análises começaram a ser realizadas a partir do tipo de comportamento desses scripts, e não mais de avaliações individualizadas de cada um deles.

Ação do usuário

O vírus é apenas uma das ameaças virtuais que temos de combater hoje em dia. Uma característica é comum a todos os vírus de computador: a ação do usuário.

Alguns especialistas consideram que o termo vírus de computador hoje não se aplica a um grupo particular de scripts. O termo deve se referir ao modo com que a infecção ocorre. Todo vírus precisa de uma interação do usuário para que seja executado e comece a agir. O que pode variar é o tipo de ação que deflagra o vírus:

  • Ao abrir um arquivo
  • Ao executar determinados programas
  • Ao inserir dispositivos USB infectados
  • Ao realizar algum tipo de ação na rede
  • Ao acessar determinados endereços da web ou links

Como é criado o vírus

O vírus nada mais é do que um programa de computador, geralmente de tamanho pequeno o suficiente para disfarçar-se e acoplar-se a outros arquivos. É preciso entender de programação para criar um vírus. Algumas linguagens e tipos de código são mais comumente usados para criar vírus:

  • Assembly
  • Batch script
  • VB script
  • Javascript
  • C ou C++, no caso de algumas infecções em sistemas iOS
  • Python e outras linguagens similares, em infecções web

Saiba como funciona um vírus de computador

Claro, um vírus em tese pode ser escrito e executado em qualquer tipo de linguagem. Entretanto, em função da necessidade de tamanho pequeno e do tipo de dispositivo a infectar, algumas linguagens são mais usadas para criação desse tipo de malware.

 

Agora que você já entendeu como funciona um vírus de computador, sugerimos a leitura do post “Quais os principais tipos de vírus de computador”.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

How Stuff Works

Quora

Mind Pride

Bull Guard

 

 

[wp-review id=”10107″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla