Preocupação com a saúde e segurança dos dados para o Home Office

O novo corona vírus (COVID-19) trouxe para várias empresas, de quase todos os seguimentos, um esquema de trabalho já bem antigo, porém pouco utilizado, o Home Office. Com o isolamento social em andamento em várias cidades esse esquema de trabalho tornou-se uma necessidade e também um desafio, visto que a segurança dos dados das organizações tornaram-se, também, um ponto de preocupação e atenção.

Quando se pensa em dados e informações de clientes, funcionários e organizações a grande preocupação está em como manter estes dados seguros, mesmo sendo utilizados fora da organização por colaboradores que estão trabalhando em regime de home office. Esta é uma preocupação extremamente válida, mas também é perfeitamente possível de ser solucionada e manter informações seguras neste período de preocupação mundial com a saúde da população.

Segurança dos dados e Home Office – Usando a tecnologia a nosso favor

A tecnologia hoje permite que muitas atividades sejam realizadas remotamente e essa mesma tecnologia também nos ajuda a manter os dados em segurança, se for bem aplicada. Abaixo seguem algumas dicas de como utilizar a tecnologia a favor da segurança da informação:

Utilização de VPN

É muito importante o uso da VPN pois ela permite que o colaborador consiga acessar o ambiente empresarial remotamente e de forma segura. Seu uso é essencial para ajudar a garantir que dados e informações não sejam interceptados por terceiros.

Compartilhando dados de forma segura

Em um regime do Home Office o compartilhamento seguro dos dados fundamental e seu uso deve ser feito com atenção e responsabilidade, respeitando os meios utilizados pela organização. Se sua empresa utiliza algum sistema em nuvem para armazenar e compartilhar arquivos é muito importante que somente este meio seja utilizado, evitando assim o compartilhamento indevido por e-mail, por exemplo, e assim facilitando a perda, extravio ou violação de dados sigilosos.

Cuidado com as reuniões remotas

Nesse período em que todos estão trabalhando remotamente é comum a realização de reuniões de alinhamento entre as equipes. As chamadas calls são muito importantes e possibilitam a continuidade do negócio, interação entre os colaboradores e também o contato direto com clientes, porém necessitam ser realizadas com cuidado, visto que em reuniões desse tipo vários assuntos estratégicos e informações críticas são discutidas.

Muitas vezes podemos revelar informações sigilosas para terceiros, por isso estas reuniões devem ser realizadas em locais isolados e em um tom de voz não muito alto. Esse tipo de cuidado ajuda a garantir que o assunto tratado não será vazado e de alguma forma acessado por pessoas não autorizadas.

Estar conectado a Internet pode ser um problema

Para garantirmos que o trabalho em Home Office seja realizado precisamos nos conectar a nossa empresa e para isso a conexão com a Internet é fundamental. A utilização de redes WiFi facilitam muito neste processo, porém seu uso requer atenção e cuidados.

Assegure-se de que você está conectado a uma rede segura. Nunca acesse dados de sua empresa utilizando redes não confiáveis como redes WiFi públicas, sejam elas de lojas, shoppings ou mesmo uma rede compartilhada com vizinhos, mesmo que você utilize uma VPN para se conectar a sua empresa. É de extrema importancia que você utilize sua própria rede, cabeada ou WiFi, para realização das atividades profissionais.

A palavra chave é conscientização

A cultura da segurança da informação nas empresas tem evoluído muito nestes últimos anos e a conscientização dos colaboradores sobre a importancia dos cuidados com a segurança de dados é fundamental, sobre tudo neste período em que várias empresas estão esperimentando pela primeira vez a realização remota das atividades de seus colaboradores. A capacitação dos times e a busca por consultorias feitas por empresas especializadas em segurança da informação é um importante passo na estratégia e amadurecimento da cultura da segurança de dados de sua organização.

Conclusão

O regime de trabalho em Home Office é uma realidade, está acontecendo e precisa ser utilizado por todas as empresas para garantir a saúde não apenas de seus colaboradores, mas também de toda população neste período de isolamento social, devido a grande preocupação com o novo coronavírus. Além da segurança das pessoas é preciso pensar seriamente na segurança dos dados e informações que são tratados em sua organização. O uso da tecnologia, aliada a uma mudança na cultura e conscientização da segurança da informação, possibilitam que essa realidade possa ser enfrentada com responsabilidade, atenção e também com foco.

E para você que precisa entender melhor sobre colaboração de equipes em home office e plataformas de comunicação que otimizam esses processos, sugiro a leitura de um artigo que fala sobre  conectividade e colaboração para trabalhos remotos eficientes.

 

 

[wp-review id=”17350″]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores