Otimizar e tornar os processos mais eficiente. Esses são dois dos vários benefícios que a tecnologia em gestão comercial pode proporcionar
Hoje em dia, para garantir uma gestão comercial eficiente, é preciso buscar diferenciais competitivos que possam dar mais destaque a sua marca no mercado. E nesse quesito, ficar atento a tecnologia da informação e todas as novidades que ela oferece, é essencial para otimizar a gestão de vendas de qualquer negócio.
Também não é para menos, pois o uso cada vez mais constante de ferramentas tecnológicas, como algum software de gestão comercial ou de automação de marketing, por exemplo, tem causado grandes mudanças não só na operação, mas também, nos próprios modelos de negócios da atualidade.
Por meio da adoção de processos automatizados, a companhia consegue atingir um alto nível de desempenho, reduzindo tarefas manuais destinadas aos colaboradores e gestores, bem como, o índice de erros nos processos e nas análises, o que vai garantir uma maior produtividade e tomadas de decisão mais ágeis e assertivas.
Além disso, outros pontos da gestão de vendas também podem ser otimizados com o uso de ferramentas e recursos tecnológicos, como:
- Controle da origem de leads
- Visibilidade sobre capacidade de atendimento;
- Qualidade na interação com os clientes;
- Avaliação das métricas para gestão comercial;
- Gestão de equipe de venda externa.
Para entender melhor porque investir em tecnologia é essencial para uma boa gestão de vendas, assim como de outros departamentos como suporte e atendimento ao cliente, continue lendo esse artigo e saiba como a tecnologia pode auxiliar a força de vendas e o gestor.
Principais motivos para investir em tecnologia na gestão comercial
Existem várias razões para você apostar no uso de tecnologias na gestão comercial do seu negócio, seja um sistema ou uma melhoria de hardware que irá refletir na qualidade do trabalho da equipe ou recursos que farão com que o gestor não perca tempo preenchendo planilhas ou acompanhando a operação de cada pessoa no dia a dia, de forma manual e operacional, o que viabiliza utilizar o seu tempo para pensar novas estratégias e campanhas, enquanto as equipes também podem empregar mais esforço em turbinar o lucro do negócio. Por isso, elencamos aqui algumas das principais razões:
Permite o controle de leads recebidos por todos os canais
Ao criar campanhas de marketing para promoção do seu negócio e geração de leads, você sabe como obter um controle sobre o número de leads recebidos e a sua origem? Além dos leads originados por campanhas digitais, convertidos através de formulários ou verificados através do recurso de call-tracking, uma das maiores dificuldades dos gestores comerciais e de marketing é conseguir identificar a origem dos leads recebidos por ligações, por exemplo, que podem vir de indicações, de mídias eletrônicas, mídias e ações off-line, entre outros.
Ao contar com um recurso que lhe auxilie a identificar estes leads, alinhado com um bom sistema de gestão, você terá uma visibilidade e um controle melhor dos leads recebidos e com base nisso poderá criar campanhas mais específicas para as pessoas que realmente tem interesse em adquirir o seu produto e/ou serviço e através dos canais que melhor convertem.
Mensurar e recuperar leads perdidos
A falta dessa informação é mais séria do que se imagina pois, a maioria das empresas ainda não tem conhecimento sobre aquele contato que tentou ligar e não foi atendido ou que abandonou a fila de atendimento. Isso é muito sério, pois reflete na visão sobre os resultados das campanhas em relação ao volume de leads gerados e ao ROI (retorno sobre o investimento) e influencia nas tomadas de decisões.
Para contornar isso, há recursos que permitem registrar esses contatos perdidos ou que abandonaram a fila de atendimento devido o tempo de espera. Assim, consegue-se recuperar esses números para que se realize um trabalho de call-back, ter uma noção da real dos leads gerados, bem como, da capacidade de atendimento e assim, entender a necessidade de ampliar a equipe ou mudar os processos.
Acompanhamento de métricas para uma gestão comercial mais eficiente
Acompanhar as métricas de desempenho de um negócio, é fundamental para o sucesso estratégico de qualquer empresa. E a tecnologia pode contribuir e muito nesse quesito.
Por isso, o ideal é utilizar recursos que façam isso de maneira automática e em tempo real. O que vai ajudar a otimizar tanto na busca, quanto na condensação de informações, para a geração de métricas e resultados mais assertivos, que possam melhorar o trabalho do gestor, facilitando assim, a sua tomada de decisão para os próximos passos.
Por exemplo: se você verifica que certa campanha está dando poucos resultados, consegue identificar se o problema está na divulgação (a partir de uma visibilidade sobre a quantidade de leads gerados mais completa, pois consegue mensurar não apenas as conversões pelos meios digitais, mas também as conversões através de ligações) ou se o problema está na conversão (pois consegue verificar se a abordagem está sendo aplicada corretamente pelos atendentes ou ainda, se precisa ser alterada, através da análise de gravações de ligações, por exemplo). Também é possível entender a necessidade de ampliar a equipe (com a análise de quantidade de abandonos na fila de espera para ser atendido ou ainda, da quantidade de tentativas de ligações, que não chegaram a ser completadas devido o canal de atendimento estar ocupado – e essa métrica, não é vista pela maioria das empresas!).
Otimiza a gestão de equipes externas
Se você conta com colaboradores ou freelancers que precisam atender ou realizar contatos com leads ou prospects, mas atuam em stands de vendas ou estão alocados em filiais ou outras unidades de negócios – distantes das vistas do gestor -, ou até mesmo, consultores externos ou representantes comerciais, certamente uma das suas principais dificuldades é acompanhar a produtividade em relação ao atendimento e realização de ligações para os leads ou prospects, assim como, a qualidade destes contatos pois, por estarem em ambiente externo ao da empresa, muitas vezes estas equipes tendem a não ter um script tão alinhado e não dispõe de todos os recursos operacionais da equipe interna. Hoje, há recursos que permitem disponibilizar ramais telefônicos temporários (no caso de stands ou eventos) ou fixos (para outras unidades ou no próprio celular do profissional), com os mesmos relatórios e recursos que a equipe interna possui.
Concluindo
Diante de tudo o que foi exposto até aqui, acreditamos que você tenha entendido a importância que a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos tem para uma gestão comercial eficiente. Desde um maior controle dos leads (independentemente do canal de origem), uma melhor gestão da produtividade da equipe e até para evitar que a empresa perca contatos, estas tecnologias são essenciais.
Neste texto, apresentamos os benefícios de se buscar e utilizar a tecnologia para melhorar a gestão comercial, em nossos próximos conteúdos, daremos mais dicas e também, apresentaremos alguns dos recursos que podem ser implantados. Se identificou com alguma destas dificuldades e quer entender um pouco melhor sobre o assunto? Assine nossa newsletter no formulário abaixo, para receber estes próximos conteúdos assim que forem publicados!
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