Como o telefone IP pode ajudar sua empresa a vender mais

Telefone IP

Qualquer pessoa com alguma experiência no setor de telecomunicações e telefonia brasileiro conhece bem um fato do nosso país.

Gostamos de nos comunicar, e muito, por telefone.

Afinal, temos – só para que se tenha uma ideia – mais de 236 milhões de linhas de telefonia móvel em atividade no Brasil. E esse número é resultado ainda de uma queda recente no número de linhas ativas.

O número de celulares e smartphones também se equivale à população nacional.

Com base nisso, não é de se espantar que o uso de linhas telefônicas, ligações, etc. possa ser muito proveitoso para vender e realizar negócios.

Afinal, possibilita uma comunicação com pessoas e empresas de todo o país.

No entanto, com os custos de chamadas realizadas em linhas tradicionais, chamadas interestaduais e a distância são por vezes alto. Muitas pessoas – e empresas – também vêm buscando alternativas a telefonia tradicional.

Essa é uma realidade refletida pelos números. De acordo com números recentes da ANATEL, o número de linhas de telefonia fixa ativas no Brasil está em cerca de 40,5 milhões. Uma queda de mais de 1 milhão de linhas ativas só nos últimos 12 meses.

A falta de mobilidade do aparelho e os custos de contratação e de chamadas têm sido as principais razões para o cancelamento de linhas fixas.

Mas não é só isso, novas soluções no ramo de comunicações e telefonia têm surgido de modo a substituir

Dentre essas alternativas, a telefonia IP, assim como o aparelho telefônico dessa tecnologia vem conquistando mais adeptos. Além de estarem gerando bons resultados para muitos negócios em termos de vendas.

Neste conteúdo, você conhecerá tudo sobre o telefone IP.

E de que modo ele pode ser empregado em uma empresa para vender cada vez mais.

Acompanhe com atenção para saber como usar o telefone IP para aumentar o faturamento em vendas da sua empresa.

O que é telefone IP, quando e como ele surgiu

Um telefone IP é muito parecido com um aparelho telefônico convencional.

Porém, eles possuem algumas diferenças e peculiaridades em relação aos telefones tradicionais que conhecemos. A principal delas é o uso de conexão com a internet para realizar as ligações. O que leva a diferença no cabo de conexão ao aparelho. Onde, ao invés de usar um conector RJ11 (para linhas telefônicas) usará um cabo RJ45 (de internet).

O telefone IP também é chamado às vezes de telefone SIP, VoIP ou Softphones. Embora bem parecidos, existe uma diferença entre eles, que será mostrada mais a frente no conteúdo.

O surgimento do telefone IP é recente, vindo a partir da assim chamada telefonia IP que surgiu em 1970. Mas ainda como um projeto em desenvolvimento.

No mundo corporativo, essa tecnologia e equipamento só chegou mesmo a partir de 1990.

Desde então, o seu uso – ou não – sempre esteve pautado em alguns fatores levados em conta por empresários.

Um dos principais deles foi justamente a conexão com a internet. Podem ser utilizados como ramais remotos/externos.

Como veremos mais à frente quando tratarmos na íntegra sobre o funcionamento do telefone IP, conexão com a internet e/ou rede é fundamental.

O telefone IP é conectado a um PABX IP para realizar ligações internas (uso da rede) e ligações remotas/externas (uso da internet). Através da internet é possível conectar o PABX IP a telefones IP em localidades geograficamente distantes.

Imagine o seguinte cenário:

Década de 90, uma empresa acaba de adotar um telefone IP e nota que o aparelho realmente é bom e fornece várias vantagens a empresa só pelo dispositivo em si….

Como o telefone IP funciona

Em uma ligação feita por linha telefônica tradicional, a voz que sai de um telefone viaja através de corrente elétrica, sinais de rádio ou luz em uma rede de fibra óptica. E então, é convertida de volta em som e voz pelo alto falante do aparelho que está participando dessa ligação.

Essa é a chamada transmissão da chamada.

Já em uma ligação realizada de PABX IP conectado a um telefone IP essa transmissão ocorre de forma diferente. A voz captada pelo telefone IP sai do aparelho convertidos em dados, como os que são utilizados para subir e baixar arquivos na internet.

Em seguida, eles são transmitidos através da conexão com a rede e/ou internet ao qual o telefone IP está plugado. E por fim, ao chegarem ao telefone de destino – que pode ser tradicional ou IP – os pacotes de dados são convertidos em som novamente e quem está participando da chamada pode participar da conversa.

No entanto, a transmissão dos pacotes de dados pode ser feitas de duas formas ao se utilizar um telefone IP. Nós explicamos sobre isso em um artigo anterior, onde tratamos de forma profunda sobre o telefone IP.

Também mostramos em detalhes os cinco tipos de telefone IP presente no mercado. Indo desde o básico até o telefone IP sem fio, cada um deles apresenta suas soluções tanto para um lar doméstico quanto empresa.

Você pode ler esse artigo e conhecer esse e mais detalhes na íntegra clicando aqui .

Como mencionado anteriormente, uma das vantagens e – simultaneamente – fraqueza desse telefone é o uso da internet para as ligações e a velocidade e qualidade da internet.

Felizmente, como já dissemos o acesso a uma boa banda larga tem sido bastante facilitado, o que possibilita usar o telefone IP com grande vantagem.

E falando em vantagens, vamos conhecer mais algumas do telefone IP que a sua empresa pode tirar um bom proveito.

Quais as vantagens de se usar um telefone IP

O uso do telefone IP e sua telefonia trás um bom número de vantagens e benefícios para uma empresa que o adote.

Essas vantagens podem ser agrupadas em três categorias, as dos benefícios econômicos, operacionais e técnicos.

Vamos conferir cada um deles a seguir.

Vantagens Econômicas

Ao utilizar telefonia e telefones IP em sua empresa, o administrador ou proprietário consegue um ganho em escala formidável com a rede. Pois diferente de uma telefonia tradicional, a telefonia IP comporta todas aplicações possíveis e recursos necessários em uma única rede.

Vantagens técnicas

Hoje em dia a tecnologia da telefonia e dos aparelhos de telefone IP está muito disseminada e conhecida. Isso é algo que facilita muito o seu uso por parte das empresas.

Os requisitos de segurança necessários para utilizar essa tecnologia são os mesmos praticados para quaisquer redes de dados existentes. Ou seja, não há complicação com estes detalhes ao utilizar a tecnologia.

Ainda se a rede contar com equipamentos de diferentes fabricantes não há problemas em utilizar a telefonia IP. Pois ela possibilita uma interoperabilidade entre os equipamentos desses fabricantes sem gerar algum tipo de conflito à rede.

O Padrão SIP possibilita soluções abertas sem a necessidade de protocolos proprietários ou mecanismos complexos para funcionar.

PS: O SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação a ser usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

Vantagens operacionais

Na questão operacional do uso de um telefone IP, ou mesmo de uma rede, a tecnologia IP apresenta sete benefícios muito desejáveis para empresas.

São eles:

  • Necessidade de manter ativa apenas uma única equipe gerenciar e fazer a manutenção devida de uma rede IP, dados e voz;
  • É possível realizar um gerenciamento remoto da rede de telefonia IP e de seus aparelhos com facilidade, mesmo estando bem longe do equipamento.
  • Ter uma fiação telefônica separada da rede de dados é totalmente dispensável com o uso dessa tecnologia;
  • O telefone IP facilita e permite sua integração com outros sistemas e serviços;
  • Realizar mudanças de ramais em uma telefonia IP, PABX IP, não é problema e não apresenta complicações. O que facilita muito alterações necessárias ao longo do tempo na rede de uma empresa.
  • Não há dependência de se ter um único fornecedor para a rede da empresa. Na verdade, é possível instalar e configurar uma rede de telefonia IP e telefone IP sem nem mesmo precisar de um fornecedor;
  • A rede é muito flexível com o uso dessa tecnologia, o que facilita mudanças na rede, assim como sua expansão.

Após conhecer tais vantagens, é fácil intuir como o uso do telefone IP pode ajudar empresas a venderem mais e fechar mais negócios.

Mesmo assim, vamos mostrar algumas formas de – utilizando este equipamento – gerar mais receita para a empresa.

O que aumentará ainda mais o faturamento e os lucros obtidos já com a economia de custos ao abandonar as linhas e telefones tradicionais.

Continue lendo para entender como alcançar essa façanha.

De que forma o telefone IP pode ser utilizado para gerar mais vendas

Para entendermos como o telefone IP ajuda a aumentar as vendas de um negócio, precisamos pensar em alcance e melhoria de processos.

Como um telefone IP, e a tecnologia VoIP, IP e SIP podem funcionar para chamadas entre um telefone para um computador através da internet, um público de potenciais clientes se torna muito maior para a empresa.

Além disso, por conta dos custos mais baratos, utilizar ligações na estratégia de relacionamento com os clientes. O que torna o processo de fidelização a marca, educação dos clientes e atendimento muito melhor.

E isso já gera um aumento na conversão de potenciais clientes alcançados em vendas, assim como nas compras feitas por clientes fiéis.

O PBX IP  ainda pode ajudar em empresas que possuam um negócio na chamada economia de recorrência.

Enfim, a importância do uso do telefone IP para aumentar suas vendas está justamente no alcance que ele permite.

Somado às possibilidades de melhoria de atendimento, esclarecimento de dúvidas e promoção de novos negócios.

Como adotar hoje mesmo o telefone IP e gerar mais vendas para sua empresa

Como você acaba de ver, o telefone IP pode ser realmente útil para sua empresa.

Fazendo não só economizar custos, mas também realizar mais vendas em um negócio. Prospectar novos e fidelizar clientes correntes. Tudo isso a partir de um PBX IP aparelho telefônico conectado à rede.

Para saber passo a passo como implementar essa solução transformadora em sua empresa faça o seguinte.

Contate um dos nossos especialistas. Ele irá esclarecer todos os pontos mais técnicos sobre a implantação desses aparelhos e da telefonia IP na sua empresa.

Comece hoje mesmo, a não ser que queira passar mais dias com lucros menores sem necessidade.

Nos vemos em breve, sucesso!

 

 

[wp-review id=””]

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores