Telefonia IP: vale a pena? Conheça 6 vantagens para sua empresa.

telefonia ip

A Telefonia IP está em evidência atualmente, que inclusive, já esteve em discussão ou já são utilizadas por grande parte das empresas de pequeno porte até as grandes corporações de todo o mundo. Estima-se que, em até 2021 a tecnologia VoIP (Voice Over IP) chegue a 3 bilhões de usuários em todo mundo.

O VoIP é um protocolo que permite transmitir a voz pela rede de computadores. Ele está presente em diversos aplicativos do nosso cotidiano e nas empresas através de aplicativos como Skype, Teams, Zoom, Facebook e o Whatsapp. Outra forma de utilização é em PABX que auxiliam muitas empresas na redução de custos, personalização a telefonia em sua empresa e muito mais.

Veja abaixo algumas curiosidades e vantagens sobre a Telefonia IP:

1 – Redução de custos

Existe a possibilidade de identificar a rota de saída de menores custos e se conectar com diversas operadoras, já que estão com preços elevados. De acordo com pesquisas, em relação à telefonia tradicional a economia pode chegar em até 80%.

2 – Mobilidade

A telefonia IP, através do VoIP, permite que a utilização de apenas uma conexão com a internet você se conecte aos PABX de qualquer lugar do mundo, como também com operadoras VoIP de qualquer lugar do mundo encurtando as distâncias, sendo possível a utilização do mesmo ramal da empresa, nos notebooks e celulares dos colaboradores.

3 – Integrações

As centrais telefônicas IP podem conversar com vários outros sistemas de suas empresas, permitindo integração a personalização da experiência do seu funcionário e cliente ao utilizarem os telefones, como CRM, gerenciador de vendas, e até mesmo integrações mais complexas com gatilhos de funções que podem ser desenvolvidas.

4 – Comunicações com outros PABX IP

Utilizando da tecnologia do PABX IP é possível criar uma comunicação qualquer sendo que outro utilize a mesma tecnologia, tornando assim a comunicação entre eles a custo 0 apenas utilizando a internet das duas localidades. Esta funcionalidade é indispensável quando se tem mais de uma unidade de sua empresa.

5 – Funcionalidades ampliadas

Quase todas as funcionalidades de um PABX convencional estão presentes também na telefonia IP. Algumas com melhorias bem interessantes, como, por exemplo: a Caixa Postal que pode receber a ligação e enviar o áudio para um e-mail correspondente ao ramal em questão. Além desse exemplo, temos as distribuições automáticas de chamadas através de filas, gravação das ligações, siga-me e muito mais.

6 – Flexibilidade

Qualquer pessoa que queira desenvolver um PABX IP consegue fazê-lo. Hoje, existem soluções de códigos abertos que funcionam extraordinariamente bem, sendo necessário o aprendizado da ferramenta, habilidades com desenvolvimento de software e conhecimentos de rede e sistemas operacionais. Um projeto de PABX IP consegue com a mesma solução entregar soluções para escritórios pequenos, assim como: ambientes corporativos complexos, sendo assim, a única alteração a infraestrutura disponibilizada.

Venha conhecer mais de telefonia IP ou soluções de comunicação corporativa que utilizem VOIP com os especialistas da Tripla!

Participe da comunidade
de tecnologia da Tripla

Localização
Rua dos Timbiras, 1532 - 4º andar Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone
+55 31 3370.2600
Contato
Proteção de Dados Pessoais
Copyright © 2020 Tripla

Fale com um de nossos consultores